As questões de gênero nas aulas de Educação Física, a formação de professores e a Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.1.17923

Palavras-chave:

Educação, Educação Física, Gênero, Formação de Professores, Pedagogia Histórico Crítica

Resumo

As políticas públicas neoliberais são nefastas para a educação. Na atualidade, a Base Nacional de Formação de Professores (BRASIL, 2019) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) são propostas de forma alinhada, na tentativa de precarizar ainda mais a formação dos alunos das escolas públicas. Com uma formação técnico-instrumental, superficial e aligeirada, tanto na Educação Básica, quanto nos cursos de formação de professores, em nível superior, visa atender aos ditames do mercado. Neste ensaio, objetiva-se compreender as questões de gênero em aulas de Educação Física, analisando as falas de professores (as) de uma rede municipal de ensino, do Estado de São Paulo, neste momento histórico, tendo a Pedagogia Histórico-Crítica como aporte e contraponto. Do senso comum à consciência filosófica, para a superação das políticas neoliberais agressivas e destrutivas para sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Jaqueline Cristina Freire Siqueira, Secretaria de Educação de Mogi Guaçu

Docente da rede pública. Mestrado em Educação Física (UNESP).

Luciene Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Educação (FC/UNESP). Líder do GEPLEJ/UNESP/CNPq – Grupo de Estudos e Pesquisas em Lazer, Educação e Jogo. Doutorado em Educação Física (FEE/UNICAMP).

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Publicado

13/05/2023

Como Citar

SIQUEIRA, J. C. F.; SILVA, L. F. da. As questões de gênero nas aulas de Educação Física, a formação de professores e a Pedagogia Histórico-Crítica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.1, p. e023015, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.1.17923. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17923. Acesso em: 28 abr. 2024.

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