Designações de currículo

Apreendendo seus sentidos em distintas teorizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17129

Palavras-chave:

Teorias curriculares, Educação profissional, Currículo integrado

Resumo

O presente artigo é produto de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi a apreensão de sentidos sobre as designações de Currículo com base nas teorias tradicional, crítica e pós-crítica, apresentando, também, o Currículo Integrado concebido para o Ensino médio com foco na Educação Profissional. O estudo é de natureza qualitativa e utiliza de técnicas de revisão bibliográfica e análise documental, inspiradas na perspectiva da psicologia sócio-histórica (AGUIAR; OZELLA, 2013). A revisão sobre o assunto ancora-se no pensamento de Gesser (2002), Saviani (2003), Arroyo (2007), Lineusa, (2013), Silva (2005; 2017) e Tavares (2019) Tavares, Santos e Sena Neto (2020), dentre outros pesquisadores do Currículo. Os resultados desvelam que o currículo tradicional consiste em uma visão educativa para o alcance dos interesses da sociedade industrial, cujo sentido vincula-se ao controle e à eficiência; que o currículo crítico tem o sentido de campo de contradição social, controle e poder e que o currículo pós-crítico se move a partir de um território de incerteza cognoscente, de diversidade de significações e de discurso. Revelam, também, que o currículo integrado, situado na confluência do currículo crítico e pós-crítico, tem o sentido de percurso formativo para o desenvolvimento humano integral de jovens, nomedadamente, para a inclusão no mercado de trabalho, e por isso, para ser exequível, deve ter seu sentido compreendido, prioritariamente, pelos professores do ensino médio.

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Biografia do Autor

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal – RN – Brasil

Doutora em Educação.

Antonia Dalva França-Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI – Brasil

Professora Associada. Doutorado em Educação.

Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho (UM), Braga – Portugal

Doutorado em Ciências da Educação.

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Publicado

01/09/2022

Como Citar

TAVARES, A. M. B. do N.; FRANÇA-CARVALHO, A. D.; SILVA, B. D. da. Designações de currículo: Apreendendo seus sentidos em distintas teorizações. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.4, p. e022114, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.4.17129. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17129. Acesso em: 21 dez. 2024.

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