O currículo de formação de professores de línguas
Entre o prescrito e o realizado
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.1.17924Palavras-chave:
Ideologemas, Saberes disciplinares, Professor reflexivoResumo
Este artigo analisa como os saberes docentes são desenvolvidos na formação inicial, a fim de formar professores de línguas conscientes para um projeto de educação linguística. Tomamos como registro documental o Projeto Pedagógico de um curso de Letras e realizamos uma entrevista com alunos do último período do curso. Como aporte teórico utilizamos o conceito de ideologema (DEL VALLE, 2010) e analisamos os dados a partir da Análise do Discurso Crítica (WODAK, 2009) e as relações de poder estabelecida numa instância de formação inicial (FOUCAULT, 2008, 2014). Os resultados mostram que divergências entre o que é prescrito no documento que orienta a formação e o que é realizado pelos professores formadores pode interferir negativamente no desenvolvimento do potencial crítico-reflexivo dos professores em formação, no que diz respeito à apropriação dos saberes disciplinares (linguísticos) da profissão.
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