Currículo baseado em competências na formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica: contribuições de programas finlandeses
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11429Palavras-chave:
Ensino por competências, Formação continuada de professores, CurrículoResumo
Esse artigo visa apresentar a estrutura curricular do Programa Finlandês de Formação continuada de professores formadores brasileiros - FiTT Finnish Training the Trainers, bem como o curso RE-MAES: Rede de Formadores em Metodologias de Aprendizagem Ativa centradas no estudante do século XXI, guiado pelos mesmos princípios. Além de discorrer sobre os dois programas, objetiva-se investigar de que forma o RE-MAES, desenhado e desenvolvido por educadores brasileiros à luz da aprendizagem construída junto aos educadores finlandeses, aproxima-se ou distancia-se do FiTT para atender a realidade local. A pesquisa pode contribuir para a construção do “jeito” brasileiro de formar professores e é relevante por ir ao encontro da necessidade em se repensar e reconstruir cursos de formação continuada de professores no Brasil de forma a alinhá-los ao paradigma emergente da aprendizagem ativa. Trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa. Os dados emergiram dos projetos pedagógicos dos programas, materiais construídos pelos formadores e notas de campos das pesquisadoras, participantes ativas como formadas pelo FiTT e formadoras do RE-MAES. O estudo traz como base teórica os princípios da educação finlandesa que preconiza o alinhamento de métodos de ensino e avaliação aos objetivos de aprendizagem, norteados pelos princípios da educação baseada em competências e pelo paradigma da aprendizagem ativa, centrada no estudante. O estudo revela que na dinâmica de pensar sobre a experiência vivida e nas formas de multiplicação, a realidade do contexto é decisiva no desenho do curso, constituindo um modelo ressignificado de formação continuada de professores que atenda peculiaridade dos participantes.
Downloads
Referências
ABRUCIO, F. L. Formação de Professores no Brasil: Diagnóstico, agenda de políticas e estratégias para a mudança. São Paulo: Moderna, 2016.
ALONSO, L. Perfil profissional e projecto de formação. In: LOPES, A. (org.). De uma escola a outra: Temas para pensar a formação inicial de professores. Porto: Edições Afrontamento / CIIE, 2007.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: UNESCO/Edições ASA/Cortez, 1998. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf. Acesso em: 10 dez. 2017.
EDUCAUSE (n.d.). Mentoring Styles. Disponível em: http://www.educause.edu/careers/special-topic-programs/mentoring/about-mentoring/mentoring-styles. Acesso em: 15 jan. 2018
KOENEN, A.K.; DOCHY, F.; BERGHMANS, I. A phenomenographic analysis of the implementation of competence based education in higher education. Teaching and Teacher Education, v. 50, p. 1-12, 2015.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de janeiro: Editora 34, 1993.
MASETTO, M. T. Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J.M.; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus. 2000, p. 133-173.
STRUYVEN, K.; MEYST, M. D. Competence-based teacher education: Illusion or reality? An assessment of the implementation status in Flanders from teachers’ and students’ points of view. Teaching and Teacher Education, v. 26, n.8, p. 1495-1510, 2010. Disponível em: https://www.academia.edu/1973445/Competence-based_teacher_education_Illusion_or_reality_An_assessment_of_the_implementation_status_in_Flanders_from_teachers_and_students_points_of_view. Acesso em: 10 jan. 2018.
THE EUROPEAN HIGHER EDUCATION AREA. The Bologna Declaration of 19 June 1999: Joint Declaration of the European Ministers of Education. Disponível em: https://www.eurashe.eu/library/modernising-phe/Bologna_1999_Bologna-Declaration.pdf. Acesso em já: 10 jan. 2018.
TYNJÄLÄ, P., HEIKKINEN, H. L. T. & JOKINEN, H. (eds.). Peer-Group Mentoring for Teacher Development. London and New York, Routledge, 2012.