Currículo baseado em competências na formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica: contribuições de programas finlandeses

Azenaide Abreu Soares Vieira, Sheylla Chediak

Resumo


Esse artigo visa apresentar a estrutura curricular do Programa Finlandês de Formação continuada de professores formadores brasileiros - FiTT Finnish Training the Trainers, bem como o curso RE-MAES: Rede de Formadores em Metodologias de Aprendizagem Ativa centradas no estudante do século XXI, guiado pelos mesmos princípios. Além de discorrer sobre os dois programas, objetiva-se investigar de que forma o RE-MAES, desenhado e desenvolvido por educadores brasileiros à luz da aprendizagem construída junto aos educadores finlandeses, aproxima-se ou distancia-se do FiTT para atender a realidade local. A pesquisa pode contribuir para a construção do “jeito” brasileiro de formar professores e é relevante por ir ao encontro da necessidade em se repensar e reconstruir cursos de formação continuada de professores no Brasil de forma a alinhá-los ao paradigma emergente da aprendizagem ativa. Trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa. Os dados emergiram dos projetos pedagógicos dos programas, materiais construídos pelos formadores e notas de campos das pesquisadoras, participantes ativas como formadas pelo FiTT e formadoras do RE-MAES. O estudo traz como base teórica os princípios da educação finlandesa que preconiza o alinhamento de métodos de ensino e avaliação aos objetivos de aprendizagem, norteados pelos princípios da educação baseada em competências e pelo paradigma da aprendizagem ativa, centrada no estudante. O estudo revela que na dinâmica de pensar sobre a experiência vivida e nas formas de multiplicação, a realidade do contexto é decisiva no desenho do curso, constituindo um modelo ressignificado de formação continuada de professores que atenda peculiaridade dos participantes. 


Palavras-chave


Ensino por competências; Formação continuada de professores; Currículo

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11429



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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