Currículo baseado em competências na formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica: contribuições de programas finlandeses

Autores

  • Azenaide Abreu Soares Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Nova Andradina, Nova Andradina-MS – Brasil. Professora EBTT https://orcid.org/0000-0003-4175-6317
  • Sheylla Chediak Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho Calama Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Araraquara https://orcid.org/0000-0002-0624-2516

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11429

Palavras-chave:

Ensino por competências, Formação continuada de professores, Currículo

Resumo

Esse artigo visa apresentar a estrutura curricular do Programa Finlandês de Formação continuada de professores formadores brasileiros - FiTT Finnish Training the Trainers, bem como o curso RE-MAES: Rede de Formadores em Metodologias de Aprendizagem Ativa centradas no estudante do século XXI, guiado pelos mesmos princípios. Além de discorrer sobre os dois programas, objetiva-se investigar de que forma o RE-MAES, desenhado e desenvolvido por educadores brasileiros à luz da aprendizagem construída junto aos educadores finlandeses, aproxima-se ou distancia-se do FiTT para atender a realidade local. A pesquisa pode contribuir para a construção do “jeito” brasileiro de formar professores e é relevante por ir ao encontro da necessidade em se repensar e reconstruir cursos de formação continuada de professores no Brasil de forma a alinhá-los ao paradigma emergente da aprendizagem ativa. Trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa. Os dados emergiram dos projetos pedagógicos dos programas, materiais construídos pelos formadores e notas de campos das pesquisadoras, participantes ativas como formadas pelo FiTT e formadoras do RE-MAES. O estudo traz como base teórica os princípios da educação finlandesa que preconiza o alinhamento de métodos de ensino e avaliação aos objetivos de aprendizagem, norteados pelos princípios da educação baseada em competências e pelo paradigma da aprendizagem ativa, centrada no estudante. O estudo revela que na dinâmica de pensar sobre a experiência vivida e nas formas de multiplicação, a realidade do contexto é decisiva no desenho do curso, constituindo um modelo ressignificado de formação continuada de professores que atenda peculiaridade dos participantes. 

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Biografia do Autor

Azenaide Abreu Soares Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Nova Andradina, Nova Andradina-MS – Brasil. Professora EBTT

Possui graduação em Letras (FIFASUL, 1998); Mestrado em Educação (UCDB, 2007); Doutorado em Estudos Linguísticos (UNESP, 2012); doutorado Sanduíche (University of Bedfordshire, Inglaterra, 2012); Pós-doutorado (UFMG, 2014); Programa VET III - Professores para o Futuro (HAMK, 2016) Programa Finnish Training the Trainers FiTT (2017) Atua como docente no ensino Básico, Técnico, Tecnológico (EBTT) e na pós-graduação (lato e stricto sensu) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Nova Andradina e no Mestrado ProfEPT da Rede Federal. Tem experiência na área de Educação e Linguística Aplicada. Como pesquisadora, atua principalmente nas seguintes linhas: Formação de Professores para Educação Profissional, Tecnologias Educacionais e Linguagens e Currículo. Atualmente, é coordenadora do Programa pós-graduação (lato sensu) em Docência para a EPTT IFMS, Campus Nova Andradina e é líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Aprendizagem Ativa na EBTT (NUPAT).

 

Sheylla Chediak, Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho Calama Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Araraquara

Doutoranda em Educação Escolar (UNESP 2016/2020). Mestre em Psicologia na linha de Psicologia Escolar e Processos Educativos. Possui Especializações em Gestão Escolar (2004) e em Língua Inglesa e Literatura (2007). Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Rondônia (2001). Dentre as principais temas de pesquisa estão: Formação do Professor, Biletramento na infância, Gestão da Comunicação na Escola, Tradução de Poesias, Análise do Discurso etc. Experiência em docência, gestão escolar e formação docente. Atualmente, trabalha no Instituto Federal de Rondônia.

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Publicado

02/05/2018

Como Citar

VIEIRA, A. A. S.; CHEDIAK, S. Currículo baseado em competências na formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica: contribuições de programas finlandeses. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 554–571, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11429. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11429. Acesso em: 6 dez. 2024.

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