Avaliação da aprendizagem: reflexões dos professores de educação física na educação básica

Maria Petrília Rocha Fernandes, Maria Adriana Borges dos Santos, Kessiane Fernandes Nascimento, Manoela de Castro Marques Ribeiro, Heraldo Simões Ferreira

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar a concepção dos professores na Educação Física escolar sobre avaliação da aprendizagem. O caminho metodológico caracterizou-se por uma investigação de campo, cuja abordagem é qualitativa. Os participantes foram oito professores de Educação Física da rede estadual de ensino Municipal de Sobral/CE. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada e analisados usando a análise temática de Minayo (2014). Constatou-se nos resultados que apesar das mudanças propostas nas últimas décadas no que se refere ao entendimento sobre avaliação da aprendizagem, ainda é possível identificar professores que possuem uma compreensão fragilizada, frente a uma racionalidade técnica, com concepções utilitaristas do processo avaliativo. Em meio a conclusões inacabadas, propõe-se ações mais efetivas para a formação dos professores, possibilitando assim, que através do exercício reflexivo no ato de ensinar se atendam às reais expectativas da avaliação da aprendizagem.


Palavras-chave


Escola; Educação Física; Ensino Médio.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.11541



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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