Avaliação da aprendizagem: reflexões dos professores de educação física na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.11541Palavras-chave:
Escola, Educação Física, Ensino Médio.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a concepção dos professores na Educação Física escolar sobre avaliação da aprendizagem. O caminho metodológico caracterizou-se por uma investigação de campo, cuja abordagem é qualitativa. Os participantes foram oito professores de Educação Física da rede estadual de ensino Municipal de Sobral/CE. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada e analisados usando a análise temática de Minayo (2014). Constatou-se nos resultados que apesar das mudanças propostas nas últimas décadas no que se refere ao entendimento sobre avaliação da aprendizagem, ainda é possível identificar professores que possuem uma compreensão fragilizada, frente a uma racionalidade técnica, com concepções utilitaristas do processo avaliativo. Em meio a conclusões inacabadas, propõe-se ações mais efetivas para a formação dos professores, possibilitando assim, que através do exercício reflexivo no ato de ensinar se atendam às reais expectativas da avaliação da aprendizagem.
Downloads
Referências
ALEGRE, A. N. A avaliação em Educação Física: ação docente nas escolas oficiais de primeiro grau. 1993. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola de Educação Física, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
ANDRADE, J. A. L. Avaliação da aprendizagem do discurso revelado à prática pedagógica: um estudo de caso numa escola de ensino médio em Maracanaú-CE. 2010. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 2012.
DARIDO, S. C. A avaliação da Educação Física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 127-140, v. 16, 2012.
FONTOURA, T. B. et al. Avaliação escolar da Educação Física segundo a opinião de professores da rede estadual de ensino de Santa Maria. Educação Física em Revista, Brasília- DF, v. 8, n. 3, p. 01-09, 2014.
FRÓES JÚNIOR, E. G. et al. Avaliação: Desafios e Perspectivas para Educação Física Escolar. In: IV EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino. 2011, Goiânia, Anais do IV EDIFE. 2011.
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
HAYDT, R. C. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6. ed. São Paulo: Ática, 1997.
HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio. Uma perspectiva construtivista. 33. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.
KRAEMER, M. E. P. A avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer. Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, v. 10, n. 2, jun. 2005.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LIMA, E. S. Ciclos de formação: uma reorganização do tempo escolar. São Paulo: Sobradinho 107, 2002.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2003.
MENDEZ, J. M. A. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2014.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
RIBEIRO, E. A. G. Avaliação Formativa em Foco: Concepção e Características no Discurso Discente. 2011. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.
SACRISTAN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.