A formação inicial de professores de Educação Física alinhada às perspectivas históricas: do estágio à prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11360

Palavras-chave:

História da formação, Professores de educação física, Estágio, Prática pedagógica.

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre alguns determinantes no processo histórico da formação inicial dos professores de Educação Física, com o intuito de desvelar os desafios que permeiam a tríade: formação, estágio e prática pedagógica. Por meio do aporte teórico-bibliográfico, estabeleceu-se um debate acerca da formação histórica dos professores, perpassando pela especificidade da Educação Física, seguida de uma descrição das implicações presentes nos caminhos percorridos pelos sujeitos em formação. Abordou-se desde os bancos da faculdade até sua prática reflexiva dentro do ambiente escolar. Pelos aportes teóricos evidenciados, depreende-se que é possível ao docente ainda em início de sua carreira, ressignificar sua ação pedagógica de maneira que o viés racional e técnico da sua formação, não sejam os únicos caminhos de verdade absoluta. Por conseguinte, as etapas de estágio contribuam para essa construção cheia de intencionalidades reflexivas.

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Biografia do Autor

Jardielly Alencar Vasconcelos, Universidade Estadual de Rondônia

Mestranda em Educação.

Neemias Elnatan Serafim, Universidade Estadual de Rondônia

Estagiou em CCEL - SESI - Departamento Regional de Roraima e no programa Atleta do Futuro na mesma Empresa. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física. concluiu formação acadêmica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima. Atualmente trabalha como Professor de Educação Física no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE na Universidade Estadual de Roraima.

Elialdo Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Rondônia

Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação reconhecido pela UNESA. Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialização em Supervisão Escolar; Docência do Ensino Superior e em Filosofia Clínica. Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília; Graduado em Pedagogia. Bacharelado em Teologia. Responsável pela elaboração do Projeto do Curso de Filosofia da UERR e sua implantação entre 2005 e 2007. Responsável pela implantação do Curso de Sociologia e primeiro coordenador do curso. Coordenador do Curso de Filosofia de 2007 a 2012, professor do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima - professor da rede pública vinculado à Secretaria Estadual de Educação e Desporto de Roraima. Supervisor de pesquisas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE/USP) em Roraima desde 2001 e do Amazonas desde 2010. Experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fenomenologia, História da Filosofia, Humanidades, Filosofia da Ciência, Filosofia da Mente, Fundamentos da Filosofia Clínica aplicados à Educação, Metodologia e Teoria do Conhecimento. Atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Curriculares, Educação à Distância e Tecnologia, Economia Criativa, Economia da Cultura, Economia Humanista. Filósofo Clínico - Terapeuta Clínico. Músico e Compositor registrado no Ministério da Cultura e Cartório de Direitos Autorais do Rio Janeiro. 

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

VASCONCELOS, J. A.; SERAFIM, N. E.; OLIVEIRA, E. R. de. A formação inicial de professores de Educação Física alinhada às perspectivas históricas: do estágio à prática pedagógica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 1140–1153, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.11360. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11360. Acesso em: 3 dez. 2024.

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