Potencialidades e dificuldades da formação inicial no processo de construção de saberes relacionados à inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.1.17926

Palavras-chave:

Inclusão, Saberes, Formação Inicial, Estudantes com deficiência, Sistema comum de ensino

Resumo

O referido texto socializa parte dos dados de pesquisa de doutorado, realizada junto a quatorze graduandos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Esse escrito, em particular, refere-se a um dos objetivos específicos que intencionou refletir sobre as potencialidades e dificuldades da formação inicial no processo de construção de saberes relativos à inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa e os dados, selecionados para análise, foram gerados por meio de técnica de cloze, questionários e encontros de estudos. Identificou-se, como potencialidade da formação inicial, o fato de os graduandos apresentarem concepções que se aproximam do modelo social da deficiência e dos preceitos legais que orientam os processos de inclusão. Evidenciou-se fragilidades dessa formação, no tocante aos conhecimentos teórico-práticos relacionados às atividades básicas à docência, como planejar, orientar e avaliar atividades de ensino, além de outros saberes mais específicos ao currículo e as práticas pedagógicas de atenção às diferenças.

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Biografia do Autor

Disneylândia Maria Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UFC).

Francisca Geny Lustosa, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Estudos Especializados (DEE). Doutorado em Educação (UFC).

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Publicado

13/05/2023

Como Citar

RIBEIRO, D. M.; LUSTOSA, F. G. Potencialidades e dificuldades da formação inicial no processo de construção de saberes relacionados à inclusão. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.1, p. e023011, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.1.17926. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17926. Acesso em: 22 dez. 2024.

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