Formação de professores para inclusão escolar na modalidade de educação de jovens e adultos: análise de pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11391Palavras-chave:
Formação de professores, Educação especial, Educação de jovens e adultosResumo
Esta pesquisa de revisão sistemática buscou descrever e analisar dissertações e teses que tematizassem sobre a formação inicial e continuada de professores para inclusão escolar de alunos com deficiência na modalidade da EJA, no período de 2008 a 2016, disponibilizadas no banco de Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras (BDTD) e Banco de Dissertações e Teses da Capes. Os descritores foram: formação de professores, formação docente, inclusão escolar, educação inclusiva, educação especial, deficiência, educação de Jovens e Adultos. Foram selecionadas nove produções para análise de conteúdo. Os resultados apontaram que três estudos focalizaram a concepção de professores sobre seu processo de formação inicial e continuada, indicando-os insuficientes e frágeis para atuar com alunos com deficiência na EJA; quatro indicaram que a formação continuada precisaria ocorrer no cotidiano da escola para atender as necessidades dos professores em serviço e dois estudos sinalizaram o trabalho colaborativo como estratégia para melhoria da formação dos professores. Evidenciou-se que a temática, formação de professores para inclusão escolar na modalidade de EJA, tem sido pouco privilegiada nas produções que dialogam a interface entre EJA e Educação Especial, tornando oportuno seu debate para o avanço de conhecimentos e discussão sobre a (re)estruturação de currículos de cursos de licenciaturas e reconfiguração de programas para a formação continuada.Downloads
Referências
ARAÚJO, M. D. Tessituras da inclusão na Educação de Jovens e Adultos no município de Altamira-Pará. 2013. 212f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2013.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRITO, J.; CAMPOS, J. A. P. P. Escolarização de Jovens e adultos com deficiência intelectual: considerações em Pesquisas em dissertações e teses de 1988 a 2008. Revista Educação Especial, v. 26, n. 45, p. 45-58, 2013. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em: 12 dez. 2017.
CAPELLINI, V. L.; MENDES, E. G. Formação Continuada de Professores para a Diversidade. Educação, v. 54, n. 3, p. 597-615, 2004.
COSTA, A. B., ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, M. C. P.; HOHENDORFF, J. V. C. (Orgs) Manual de Produção Científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.
DANTAS, D. C. L. A inclusão de pessoas com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um estudo de caso. 2012. 288f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
DI PIERRO, M. C. Luta Social e reconhecimento jurídico do direito humano dos jovens e adultos à educação. Educação. Santa Maria, v. 33, n. 3, p. 395-410, 2008. Disponível em: http//www.ufsm/revistaeeducação. Acesso em: 12 dez. 2017.
DORZIAT, A. A formação de professores e a educação inclusiva: desafios contemporâneos. In: CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R. (Orgs.). Professores e Educação Especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação/CDV/FACITEC, 2011.
FERREIRA, A.R.A. Trabalho colaborativo na educação física escolar: estratégias para a formação de professores e inclusão. 2016. 169f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, 2016.
FERNANDES, A. P. S. Estudos e observações sobre vivências docentes da educação de jovens e adultos no processo de inclusão escolar. 2011. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Pará, Belém, 2011.
GLAT, R.; PLETSCH, M. D. Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011. 162p.
HAAS, C. Educação de jovens e adultos e educação especial: a (re) invenção da articulação necessária entre as áreas. Educação, v. 40, n. 2, p. 347-360, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/198464449038. Acesso em: 09 nov. 2017
LINS, M. V. L. Formação docente na educação de Jovens e Adultos: processo de inclusão/exclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em uma perspectiva de humanização. 2008. 230f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Pernambuco, Recife, 2008.
MELO, R. F. A experiência como fonte de normas: o trabalho de professores da EJA com alunos surdos. 2013. 147f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
MENDES, E. G.; TOYODA, C. Y.; BISACCIONE, P. S.O.S. Inclusão escolar: avaliação de um programa de consultoria colaborativa com base em diários de campo. In: JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R.; BARRETO, M. A. S. C.; VICTOR, S. L (Org.). Inclusão, praticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.
OTALARA, A. P.; DALL’ACQUA, M. J.C. Formação de professores para alunos público-alvo da educação especial: algumas considerações sobre limites e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n.2, p.1048-1058, 2016. Disponível em: https://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p1048-1058. Acesso em: 09 nov. 2017
PIRES, F. L. B. O ensino da Língua Espanhola na Educação Especial: Formação docente e aprendizagem de pessoas com Deficiência Intelectual. 2010. 257f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
SANTOS, T. M. D. Alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos: experiências de inclusão na escola pública. 2014. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2014.
SIEMS, M. E. R. Educação de jovens e adultos com deficiência: saberes e caminhos em construção. Eixo temático: Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Revista Educação em foco, v. 16, n. 2, p. 61-79, 2012.
SOARES, L.; SILVA, F. R.; FERREIRA, L. O. F. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos: Um olhar retrospectivo sobre a produção do período de 1998 a 2008. In: SOARES, L. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: O que revelam as pesquisas? Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
TRENTIN, V. B. Escolarização de jovens e adultos com deficiência nas pesquisas de pós-graduação no período de 2009 a 2015. Revista Educação Especial. v. 29, n. 55, p. 361-372, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10. 5902/1984686X19693 362. Acesso em: 10 nov. 2017.
VARELLA, M. C.B. Trilhas da inclusão escolar percorridas por uma aluna com paralisia cerebral na EJA: concepções e práticas. 2011. 223f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.