Análise sobre temáticas de educação especial e inclusiva no programa de educação escolar da FCL/CAr

Autores

  • Relma Urel Carbone Carneiro Universidade Estadual Paulista
  • Maria Júlia Canazza Dall'Acqua Universidade Estadual Paulista
  • Patricia Moralis Caramori Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0003-2167-6766
  • Daniel Bianconi Previato Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11340

Palavras-chave:

Educação especial, Educação inclusiva, Produção científica

Resumo

O presente estudo tem como objetivo continuar uma investigação anterior sobre levantamento da produção do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista no que diz respeito às temáticas da Educação Especial e Inclusiva. Para verificar a tendência atual e, posteriormente, realizar um paralelo entre os dois períodos investigados, foi replicado o mesmo procedimento, cujo objetivo é caracterizar a produção científica. No período analisado, de outubro/2008 a março/2015, foram localizadas 24 produções pertinentes. A análise foi quali-quantitativa. Os resultados demonstram que os trabalhos totalizaram 7,57% em média da produção, o que pode ser considerado pouco. A temática mais investigada foi Inclusão Escolar e o lócus preferencial foi a Escola, mostrando que o eixo de interesses tem características abrangentes e contextualizadas. Alinhada com a pesquisa nacional, a produção tem contemplado temáticas emergentes e relevantes, sinalizando na direção dos professores e também dos alunos público alvo da Educação Especial.

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Biografia do Autor

Relma Urel Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Ciências: Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Docente da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação especial, inclusão escolar e formação de recursos humanos para a Educação Inclusiva. Líder do GEPEEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva.

Maria Júlia Canazza Dall'Acqua, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1987) e doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professora assistente doutora II aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, deficiência visual, inclusão e educação de jovens e adultos. 

Patricia Moralis Caramori, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia (2003), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos ligado ao Observatório Nacional de Educação Especial - ONEESP. Pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: formação de professores, experiência de aprendizagem mediada, educação especial, educação inclusiva e estratégias pedagógicas.

Daniel Bianconi Previato, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2012), graduação em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, professor e coordenador musical da Escola Católica Querigma. Tem experiência nas áreas de Educação e Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação musical e inclusão escolar. Possui ainda experiência no ensino de Música em salas regulares e em aulas particulares, ensino de Geografia e História no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, polivalência no Ensino Fundamental I e direção musical de espetáculos teatrais e musicais. 

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Publicado

02/05/2018

Como Citar

CARBONE CARNEIRO, R. U.; CANAZZA DALL’ACQUA, M. J.; MORALIS CARAMORI, P.; BIANCONI PREVIATO, D. Análise sobre temáticas de educação especial e inclusiva no programa de educação escolar da FCL/CAr. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 534–553, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11340. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11340. Acesso em: 6 dez. 2024.

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