A produção acadêmico-científica do programa de pós-graduação em educação da UNESP/Marília-SP e a política pública nacional de educação especial no Brasil: aspectos históricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11910

Palavras-chave:

Educação, História da educação, Educação especial, Produção acadêmico-científica, Política Nacional de Educação Especial no Brasil.

Resumo

Apresentam-se neste artigo resultados das nossas reflexões realizadas junto aos grupos de estudos e pesquisas que integramos, centradas no objetivo geral de sistematizar e analisar teses e dissertações concluídas entre 2005 e 2008, na linha de pesquisa “Educação Especial no Brasil”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC-UNESP/Marília. Tais reflexões foram realizadas considerando-se que as mudanças, políticas públicas voltadas para as várias áreas sociais, assim como à educação são ou deveriam ser impulsionadas também pelos resultados das pesquisas acadêmico-científicas. Nesse sentido, e após as investigações realizadas, concluímos que as teses e dissertações analisadas foram capazes de apontar e legitimar, pelo existente ou o lacunar, aspectos das lutas que se travaram em Educação Especial no Brasil numa perspectiva inclusiva, as quais culminaram na Política Nacional de Educação Especial e nosso país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Silvia Rosa Santana, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – (UEMS), Unidade de Paranaíba

É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Marília, área de concentração: Ensino na Educação Brasileira, linha de pesquisa: Abordagens Pedagógicas no Ensino de Linguagens. Possui Mestrado em Educação pela mesma Universidade (2008), pós-graduação latu sensu e extensão em Psicopedagogia (2001) e Graduação em Pedagogia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP. Atua na área de Educação, com experiência docente de 20 anos. 

Rosane Michelli de Castro, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília

Atua como professora assistente na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e como professora permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC - Unesp/Marília. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Graduação em Educação Física pela Universidade de Marília (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e Pós-Doutorado pela Fundação Carlos Chagas (2010). Integrou o Programa Interinstitucional MINTER UNESP/UTFPR, entre 2013 e 2015. É membro do Conselho Editorial Acadêmico da Ed. Oficina Universitária - FFC-Unesp/Marília, consultora ad hoc da Revista de Estudos Pedagógicos (Rbep) e integra o quadro de assessores científicos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Elieuza Aparecida de Lima, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília (1996). Concluiu Mestrado em Educação (2001) e Doutorado em Educação (2005) pela mesma Universidade. Atualmente, exerce atividades de docência, pesquisa, extensão e gestão na Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília (SP)., junto ao Departamento de Didática. É docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC, Unesp, Marília, SP. Integra o quadro de assessores científicos "ad hoc" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Referências

BELLOTTO, H. L. Os instrumentos de pesquisa no processo historiográfico. Anais..., Congresso Brasileiro de Arquivologia, 4, 1979, p. 133-147.

CASTRO, R. M. de. A produção acadêmica sobre formação de professores na Pós-Graduação em Educação da Unesp-Marília (1988-2008). 23 f. Projeto de Pesquisa (Triênio 2009-2011) – Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp/Marília, 2009a.

CASTRO, R. M. de. Teses e dissertações do programa de pós-graduação em educação da FFC-Unesp/Marília, produzidas entre 1992-2008. In: CASTRO, R. M. de. A Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (1988-2008) e suas contribuições para a pós-graduação no Brasil: primeiros apontamentos. 605f. Relatório Parcial de Pesquisa (Pós-Doutorado) – Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 2009b.

CASTRO, R. M. de. Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (1988-2008) e suas contribuições para a pós-graduação no Brasil. 23 f. Projeto de Pesquisa (Pós-doutorado) – Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 2009c.

CASTRO, R. M. de. A Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (1988-2008) e suas contribuições para a pós-graduação no Brasil. 213f. Relatório Final de Pesquisa (Pós-Doutorado) – Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 2010. disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/estagios_pos_doutorais/pdf/pesquisa_rosane_final.pdf. Acesso em: 02 jul. 2010.

FREITAS, S. Direito à educação para pessoas com deficiência: considerações acerca das políticas públicas. In: BAPTISTA, C. R.; JESUS, D. M. de. (Org.). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da Educação Especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 221-228.

MAZZOTTA, M. J. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MELO, D. C. F. de; SILVA, J. H. da. As políticas públicas da Educação Especial e a FENAPAEs sob a perspectiva gramsciana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 151-164, abr., 2016. ISSN 1982-5587. DOI: 1021723/riaee.2016.v11.n1.p151.

NUNES, L. R. O. P. et al. Análise de dissertações e teses sobre Educação Especial nas áreas de Educação e Psicologia. In: MARQUEZINE, M. C; ALMEIDA, M. A.; OMOTE, S. Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina: Eduel, 2003. p. 137-152.

NUNES, L. R. O. P.; FERREIRA, J. R.; MENDES, E. G. Teses e dissertações sobre Educação Especial: os temas investigados. In: MARQUEZINE, M. C; ALMEIDA, M. A.; OMOTE, S. Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina: Eduel, 2003. p. 113-136.

SILVA, M. R. Análise bibliométrica da produção científica docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar: 1998-2003. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

Downloads

Publicado

01/12/2018

Como Citar

SANTANA, M. S. R.; CASTRO, R. M. de; LIMA, E. A. de. A produção acadêmico-científica do programa de pós-graduação em educação da UNESP/Marília-SP e a política pública nacional de educação especial no Brasil: aspectos históricos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 748–762, 2018. DOI: 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11910. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11910. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos