Estudos sobre a implementação da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva – PNEEPEI em municípios brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i3.12806

Palavras-chave:

Educação inclusiva, PNEEPEI, Produção científica, Municípios brasileiros.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento dos estudos referentes à implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - PNEEPEI, produzidos no período de 2008 a 2017, a fim de descobrir ações que possibilitam a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva e como os municípios estão se organizando para efetivá-las. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, que teve como percurso metodológico: levantamento das produções; seleção daquelas que mais se aproximavam do tema; sistematização das informações e organização dos resultados. A busca das produções foi realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e para a análise dos dados foram elaboradas categorias temáticas. Os resultados evidenciaram experiências positivas na implementação da política ainda que em número inferior as que sinalizam dificuldades e revelam a contribuição da divulgação dessas ações para a implementação da PNEEPEI em todo país.

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Biografia do Autor

Geovania Fagundes Ribas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista – BA

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UESB).  Docente do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia. Mestre em Educação pela UESB. Membro do Grupo de Pesquisa LUDIPPE – Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional e Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEPFP).

Ennia Débora Passos Braga Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista – BA

Docente do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB). Doutora em Educação pela UNICAMP. Líder do Grupo de Pesquisa LUDIPPE – Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional.

Silvânia Brito Araújo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista – BA

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UESB). Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Núcleo Pedagógico do Município de Vitória da Conquista. Mestre em Educação pela UESB. Membro do Grupo de Pesquisa LUDIPPE – Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional.

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Publicado

15/08/2019

Como Citar

RIBAS, G. F.; PIRES, E. D. P. B.; ARAÚJO, S. B. Estudos sobre a implementação da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva – PNEEPEI em municípios brasileiros. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 3, p. 523–538, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i3.12806. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12806. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos