A produção de conhecimentos sobre atendimento educacional especializado: um estudo comparado nacional
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10722Palavras-chave:
Educação especial, Atendimento educacional especializado, Estudo comparado.Resumo
Este artigo, com foco na perspectiva comparada dos estudos em Educação Especial, toma por base de análise duas pesquisas colaborativas que versaram sobre as políticas escolarização para os alunos Público-alvo da Educação Especial (PAEE), em dois municípios da região sudeste do Brasil: Rio Claro (SP) e Santa Maria de Jetibá (ES). Por meio do diálogo crítico com os atores de cada contexto, reflete o conhecimento sobre as políticas de atendimento educacional especializado (AEE) em ação/instituída no cenário nacional. A análise foi construída a partir de duas pesquisas independentes. Dois pontos de convergência marcam esses estudos em suas perspectivas e princípios teórico-metodológicos: a colaboração entre universidade e redes de ensino no processo de construção de conhecimentos e grupos focais como instrumentos de coleta de dados. Muitas reflexões ainda são necessárias para compreender as políticas a partir dos atores que as colocam em uso, seus discursos e as práticas institucionais que emergem do processo de implementação das políticas pelos profissionais que atuam no nível da prática. As análises mostram que no contexto dos municípios essa política sofre múltiplas traduções e interpretações em vários níveis, assumindo diferentes contornos. Em se tratando do AEE, ofertado nas SRM, as políticas voltadas para esta forma de atendimento são recentes e, por isso, há muito que se constituir para se saber de fato como ensinar nestas salas, bem como conceber um trabalho colaborativo com a sala comum.
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