Organização da educação especial em uma rede estadual de ensino sob o prisma das políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11659

Palavras-chave:

Educação especial, Políticas públicas, Rede estadual de ensino, Perspectiva inclusiva.

Resumo

Na atualidade, surgem oportunidades de acesso aos direitos educacionais com a aprovação de documentos inseridos no repertório das políticas públicas, que garantem aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) a obrigatoriedade da matrícula na escola comum e participar do atendimento em todos os níveis de ensino. O presente estudo objetivo descrever a organização da educação especial, na rede estadual de ensino do Ceará, a partir da Constituição de 1988, para identificar articulações com as políticas públicas nacionais e o desenvolvimento de iniciativas próprias direcionadas à efetivação da inclusão escolar dos alunos com NEE. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, direcionada ao estudo de dispositivos legais e técnicos disponíveis no âmbito da administração da educação cearense. As estatísticas demonstraram o crescimento das matrículas dos alunos na escola comum, em substituição às classes/escolas especializadas, expressão das políticas públicas nacionais, que ratificam, pelo menos, em termos legais, os preceitos da educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Geandra Cláudia Silva Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, Mestrado em Educação Especial pela UECE e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, com atuação na graduação (cursos de licenciaturas) e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UECE - PPGE, na área de educação especial/inclusiva. Coordenadora de área do Pibid da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial na UECE, vinculado ao CNPq. Tem publicações na interface educação especial/inclusiva e subjetividade, com ênfase na formação e atuação de professores. 

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Publicado

02/01/2019

Como Citar

SILVA SANTOS, G. C. Organização da educação especial em uma rede estadual de ensino sob o prisma das políticas públicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 49–60, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i1.11659. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11659. Acesso em: 8 dez. 2024.

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