Professor do atendimento educacional especializado na escola comum e as práticas metodológicas inclusivas

Autores

  • Mayara Ferreira de Souza Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS
  • Mirlene Ferreira Macedo Damázio Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS https://orcid.org/0000-0001-7449-2261

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.12946

Palavras-chave:

Professor, Atendimento Educacional Especializado, Inclusão.

Resumo

Perante contextos de algumas escolas, é preciso expor a transversalidade do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as conexões necessárias na perspectiva inclusiva para garantir a inclusão e o ensino/aprendizagem dos alunos público-alvo da Educação Especial. A escola e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva ressaltam a necessidade dessas conexões. Assim, este estudo se constitui em uma pesquisa bibliográfica com o objetivo prático de contribuir com professores do AEE, demonstrando ações do serviço para a inclusão e promoção dos alunos público-alvo com equidade e qualidade no desenvolvimento e processo de ensino/aprendizagem. Vimos que a formação do professor em uma perspectiva inclusiva e a transversalidade do serviço no todo da escola, com a organização de doze ações em favor dessa perspectiva, são apontados para garantir a acessibilidade comunicacional e pedagógica.

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Biografia do Autor

Mayara Ferreira de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Especialista em Educação Especial. Pesquisa Passo a Passo.

Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Doutora. Professora da Faculdade de Educação da UFGD. Pesquisa Passo a Passo.

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

SOUZA, M. F. de; DAMÁZIO, M. F. M. Professor do atendimento educacional especializado na escola comum e as práticas metodológicas inclusivas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 897–913, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.12946. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12946. Acesso em: 29 mar. 2024.

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