Metodologia do serviço do atendimento educacional especializado em uma perspectiva inclusiva na escola regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11916

Palavras-chave:

Atendimento educacional especializado. Metodologia. Ensino regular. Inclusão.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo dialogar sobre a educação especial em uma perspectiva inclusiva, com enfoque na metodologia do serviço de atendimento educacional especializado (AEE) em escola de ensino regular. Esta pesquisa ação crítico colaborativa, cujo objetivo é investigar cooperativamente metodologias do serviço e do ensino, procurando compreendê-los. O projeto é aplicado e desenvolvido por quatorze profissionais que atuam no AEE das escolas de Ensino Fundamental de Dourados/MS, sendo oito municipais, quatro estaduais e dois de universidade, que oferecem serviço especializado.  A pesquisa está em processo de aplicação e seus resultados são parciais. Existem muitas confusões e controvérsias sobre o “como” realizar o serviço do AEE dentro da escola comum em uma perspectiva inclusiva. Apresentamos aqui questões importantes incitadas pela primeira etapa da pesquisa envolvendo a metodologia do serviço e os equívocos sobre o AEE, a SRM e a Educação Especial.

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Biografia do Autor

Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Universidade Federal da Grande Dourados – (UFGD), Unidade II

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Educação para a Diversidade Humana pela Universidade de Salamanca (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2005). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados - Faculdade de Educação - FAED. Chefe do Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade da Reitoria/UFGD. Gestora na UFGD do Observatório Internacional, Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica - OIIIIPe no Esnino Superior por meio do Acordo de Cooperação entre a UFRJ/UFGD, mais 18 universidade, sendo 5 internacionais. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Especial FAED/UFGD; Atuou por 17 como professora na UNITRI e UNIUBE. 

Referências

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

DAMÁZIO, M. F. M. Metodologia do serviço do atendimento educacional especializado em uma perspectiva inclusiva na escola regular. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 840–855, 2018. DOI: 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11916. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11916. Acesso em: 19 abr. 2024.

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