Editorial - Dossiê Temático: Ensino Superior Brasileiro: do currículo as práxis pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13160

Resumo

O ensino superior, na atualidade tem sido questionado os seus resultados. Neste sentido, pensar o ensino superior diante dessa realidade atual, respeitando as singularidades desse nível de ensino, deve ser o objetivo das instituições e seus gestores.

Para contribuir com o avanço desse processo, é necessário ampliar o olhar, buscar novas formas de compreender o mundo, o homem, o conhecimento, a sociedade, a educação, a universidade e o mundo trabalho, reconhecendo uma axiomática entre as ciências para explicar o presente fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Universidade Federal Grande da Doutrados (UFGD), Doutrados – MS

Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados - Faculdade de Educação - FAED. Chefe do Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade da Reitoria/UFGD. Gestora na UFGD do Observatório Internacional, Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica - OIIIIPe no Esnino Superior por meio do Acordo de Cooperação entre a UFRJ/UFGD, mais 18 universidade, sendo 5 internacionais. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Especial FAED/UFGD.

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal Grande da Doutrados (UFGD), Doutrados – MS

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Atualmente é Professora Adjunta do Magistério Superior na Universidade Federal de Grande Dourados-UFGD - no departamento de Educação - FAED. É professora permanente do Programa de Mestrado Educação Científica e Matemática. Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica.

Paloma Alinne A. Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Itajubá – MG

Professora Adjunta I do Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá. Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2017). Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEI e do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) da Universidade Federal de Itajubá. Pesquisadora - membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe).

Referências

ALTRÃO, S. S.; ALMEIDA, D. M. M. Psicologia escolar e educação inclusiva: da formação às práticas de psicólogas escolares de Mato Grosso do Sul. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 728–742, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13018

CAMPANI, A.; SILVA, R. M. G.; SILVA, M. S. S. Inovação curricular no ensino superior: desafios e possibilidades. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 785–797, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13015

DAMÁZIO, M. F. M.; ALENCAR, E. S.; RODRIGUES, P. A. A. Editorial - Dossiê Temático: Ensino Superior Brasileiro: do currículo as práxis pedagógicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 696–697, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13160

FRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M.; TORISU, E. M. Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica no contexto do ensino superior: o que dizem os gestores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 698–715, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13020

LEVICOY, D. D.; ALENCAR, E. S. Análise curricular de dois cursos de graduação em Matemática: Brasil e Chile. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 716–727, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13010

MARTINS, E. B. A.; ANTUNES, K. C. V.; MONTEIRO, S. S. Formação continuada de professore e educação inclusiva: os saberesfazeres docentes em diálogo com a extensão universitária. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 877–896, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13019

MOLINA, P. M. A. O.; RIOS FILHO, P. O. Desafios da inovação pedagógica num curso interdisciplinar de formação de professores de música. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 798–817, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13017

OPENHEIMER, M.; RODRIGUES, P. A. A. A perspectiva dos professores de química e matemática de uma universidade federal quanto à inclusão educacional dos alunos com deficiência no ensino superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 856–876, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13007

PISETTA, M. A. A. de M.; SANTIAGO, M. C. A tríade ensino, pesquisa e extensão no fazer universitário com a inclusão de alunos com autismo: intervenções educacionais e psicanalíticas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 836–855, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.12945

SANTOS, M. P.; MELO, S. C. Interseções na gestão da acessibilidade na educação básica e no ensino superior: um ensaio omnilético. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 818–835, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13008

SILVA, A. G.; SANTOS, M. P.; SENNA, M. Gestão e autonomia no currículo de educação física: caminhos para a desconstrução da imagem de “jogadores de bola”. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 936–951, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13021

SILVA, D. M.; LEME, E. S.; JAEHN, L. A universidade pública frente ao contexto contemporâneo: em discussão o currículo e suas possibilidades na formação docente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 766–784, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13011

SILVA, F. L. G. R.; FERNANDES, S. R. S.; LANGE, A. N. Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia catarinense. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 914–935, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13009

SOUZA, M. F.; DAMÁZIO, M. F. M. Professor do atendimento educacional especializado na escola comum e as práticas metodológicas inclusivas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 897–913, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.12946

VASCONCELLOS, M.; MACIEL, S. Por uma outra escola: provocações à didática e ao conceito de inovação pedagógica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 743–765, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13006

Publicado

01/10/2019

Como Citar

DAMÁZIO, M. F. M.; ALENCAR, E. S. de; RODRIGUES, P. A. A. Editorial - Dossiê Temático: Ensino Superior Brasileiro: do currículo as práxis pedagógicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 696–697, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.13160. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13160. Acesso em: 19 nov. 2024.