Editorial - Dossiê Temático: Ensino Superior Brasileiro: do currículo as práxis pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13160Resumen
O ensino superior, na atualidade tem sido questionado os seus resultados. Neste sentido, pensar o ensino superior diante dessa realidade atual, respeitando as singularidades desse nível de ensino, deve ser o objetivo das instituições e seus gestores.
Para contribuir com o avanço desse processo, é necessário ampliar o olhar, buscar novas formas de compreender o mundo, o homem, o conhecimento, a sociedade, a educação, a universidade e o mundo trabalho, reconhecendo uma axiomática entre as ciências para explicar o presente fenômeno.
Descargas
Citas
ALTRÃO, S. S.; ALMEIDA, D. M. M. Psicologia escolar e educação inclusiva: da formação às práticas de psicólogas escolares de Mato Grosso do Sul. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 728–742, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13018
CAMPANI, A.; SILVA, R. M. G.; SILVA, M. S. S. Inovação curricular no ensino superior: desafios e possibilidades. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 785–797, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13015
DAMÁZIO, M. F. M.; ALENCAR, E. S.; RODRIGUES, P. A. A. Editorial - Dossiê Temático: Ensino Superior Brasileiro: do currículo as práxis pedagógicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 696–697, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13160
FRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M.; TORISU, E. M. Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica no contexto do ensino superior: o que dizem os gestores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 698–715, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13020
LEVICOY, D. D.; ALENCAR, E. S. Análise curricular de dois cursos de graduação em Matemática: Brasil e Chile. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 716–727, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13010
MARTINS, E. B. A.; ANTUNES, K. C. V.; MONTEIRO, S. S. Formação continuada de professore e educação inclusiva: os saberesfazeres docentes em diálogo com a extensão universitária. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 877–896, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13019
MOLINA, P. M. A. O.; RIOS FILHO, P. O. Desafios da inovação pedagógica num curso interdisciplinar de formação de professores de música. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 798–817, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13017
OPENHEIMER, M.; RODRIGUES, P. A. A. A perspectiva dos professores de química e matemática de uma universidade federal quanto à inclusão educacional dos alunos com deficiência no ensino superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 856–876, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13007
PISETTA, M. A. A. de M.; SANTIAGO, M. C. A tríade ensino, pesquisa e extensão no fazer universitário com a inclusão de alunos com autismo: intervenções educacionais e psicanalíticas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 836–855, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.12945
SANTOS, M. P.; MELO, S. C. Interseções na gestão da acessibilidade na educação básica e no ensino superior: um ensaio omnilético. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 818–835, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13008
SILVA, A. G.; SANTOS, M. P.; SENNA, M. Gestão e autonomia no currículo de educação física: caminhos para a desconstrução da imagem de “jogadores de bola”. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 936–951, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13021
SILVA, D. M.; LEME, E. S.; JAEHN, L. A universidade pública frente ao contexto contemporâneo: em discussão o currículo e suas possibilidades na formação docente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 766–784, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13011
SILVA, F. L. G. R.; FERNANDES, S. R. S.; LANGE, A. N. Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia catarinense. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 914–935, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13009
SOUZA, M. F.; DAMÁZIO, M. F. M. Professor do atendimento educacional especializado na escola comum e as práticas metodológicas inclusivas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 897–913, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.12946
VASCONCELLOS, M.; MACIEL, S. Por uma outra escola: provocações à didática e ao conceito de inovação pedagógica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 743–765, out. 2019. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13006
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.