Análise curricular de dois cursos de graduação em Matemática: Brasil e Chile
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13010Palavras-chave:
Currículo, Formação inicial de professores, Matemática.Resumo
O artigo apresenta um estudo documental comparativo, no qual analisou-se os planos de curso e os documentos curriculares de duas graduações em Matemática. A investigação foi realizada nos documentos do referido curso da Universidade Católica de Maule e da universidade Federal da Grande Dourados. Nosso objetivo foi identificar similaridades e diferenças entre os currículos formativos e promover a reflexão sobre a formação dos futuros professores. Para subsidiar nossa investigação além dos documentos analisados, realizamos uma busca de artigos científicos que se propuseram a investigar essa temática. Em um estudo preliminar e ainda não finalizado identificamos semelhanças em algumas disciplinas ofertadas, mas diferenças significativas a organização das disciplinas.Downloads
Referências
CHILE. Ministerio de Educación. Estándares orientadores para carreras de pedagogía en educación media. Estándares pedagógicos y disciplinarios. Santiago: LOM Ediciones Ltda, 2012.
LUDKE, MENGA E ANDRE, MARLI E D A Pesquisa em educação abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PALANCH, Wagner Barbosa de Lima. Currículos de Matemática: uma contribuição para o mapeamento de produções e identificação de novas demandas de pesquisa. 2015. (Doutorado em Educação Matemática). Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.
PIRES, Célia Maria Carolino. Panorama da organização e desenvolvimento curricular de matemática no Brasil. Anais do III Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, 2015.
RICO, Luis. Categorías para el análisis de los contenidos didácticos en el currículo de matemáticas. Anais do XV Conferência interamericana de Educação Matemática. 2019
UCM, Universidade Católica do Maule. Grade curricular do curso pedagogia da Matemática e computação. 2019
UFGD, Universidade Federal da Grande Dourados. Projeto Pedagógico do Curso de Matemática. 2017