La producción de conocimientos sobre atendimiento educacional especializado: un estudio comparado nacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10722

Palabras clave:

Educación especial, Atención educativa especializada, Estudio comparado.

Resumen

Este artículo, con foco en la perspectiva comparada de los estudios en Educación Especial, toma por base de análisis dos investigaciones colaborativas que versaron sobre las políticas escolarización para los alumnos Público objetivo de la Educación Especial (PAEE), en dos municipios de la región sudeste de Brasil: Río Claro (SP) y Santa Maria de Jetibá (ES). Por medio del diálogo crítico con los actores de cada contexto, refleja el conocimiento sobre las políticas de atención educativa especializada (AEE) en acción / instituida en el escenario nacional. El análisis fue construido a partir de dos investigaciones independientes. Dos puntos de convergencia marcan estos estudios en sus perspectivas y principios teórico-metodológicos: la colaboración entre universidad y redes de enseñanza en el proceso de construcción de conocimientos y grupos focales como instrumentos de recolección de datos. Muchas reflexiones todavía son necesarias para comprender las políticas a partir de los actores que las ponen en uso, sus discursos y las prácticas institucionales que emergen del proceso de implementación de las políticas por los profesionales que actúan a nivel de la práctica. Los análisis muestran que en el contexto de los municipios esta política sufre múltiples traducciones e interpretaciones en varios niveles, asumiendo diferentes contornos. En lo que se refiere al AEE, ofrecido en las SRM, las políticas dirigidas a esta forma de atención son recientes y, por eso, hay mucho que constituirse para saber cómo enseñar en estas salas, así como concebir un trabajo colaborativo con la sala común.

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Biografía del autor/a

Mariangela Lima Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Professora dos Programas de Pós-Graduação do Mestrado em Educação Modalidade Profissional e Ensino, Ed. Básica e Formação de Professores

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou como professora e gestora na Educação Básica por mais de 10 anos nas séries inicias do ensino fundamental e na educação especial da rede pública e privada de ensino. Atuou como docente em instituições particulares de ensino superior. Atualmente é professora Adjunta IV do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Ed. Básica e Formação de Professores/CCENS da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordena o Grupo de Pesquisa "Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial - GRUFOPEES/CNPq", é membro do Grupo "Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas públicas - EEFPP/CNPq". Leciona e desenvolve pesquisas nas áreas: Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar, Pesquisa Educacional/Pesquisa-ação, Formação e Prática Docente. Representante da UFES no Fórum Estadual de Educação/ES. Autora de vários artigos, dentre suas principais obras: Diálogos sobre Práticas Inclusivas. 

Josiane Beltrame Milanesi, Prefeitura Municipal de Cariacica (PMC) / Professora

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) também pela Universidade Federal de São Carlos. Já atuou como professora convidada da Universidade Federal do Pará pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da educação Básica - PARFOR. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP) da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora de Atendimento Educacional Especializado na Prefeitura Municipal de Cariacica e professora de Pedagogia da Faculdade Saberes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade, inclusão escolar, atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncionais, formação de professores, políticas públicas e deficiência intelectual.

Enicéia Mendes, Universidade Federal de São Carlos - Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial

Doutorado em Psicologia pelo IP-USP (1995), Mestrado em Educação Especial na UFSCar, Graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia, do Programa de Pós-Graduaçao em Educação Especial, coordenadora da rede de pesquisadores do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). Coordenadora do Programa de Extensão sobre Formação Continuada em Educação Especial PROEX/UFSCAR) . Estágios no exterior (Estados Unidos, França, México e Peru), e pós-doutorado na Université Paris V- Sorbonne na França (2007-2008) e na Universidade de Salamanca na Espanha (2017). Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial. Desenvolve e orienta pesquisas sobre inclusão escolar, formação e política educacional. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial- ABPEE (2013-2016). Presidente da comissão Organizadora do IV, V, VI e VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE). Membro do Comitê Assessor do CNPq (2015-2016). Bolsista Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq

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Publicado

07/01/2018

Cómo citar

ALMEIDA, M. L.; MILANESI, J. B.; MENDES, E. La producción de conocimientos sobre atendimiento educacional especializado: un estudio comparado nacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 395–409, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10722. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10722. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos