Gestor escolar e o professor do Ensino Médio

Suas influências no desempenho escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18115

Palavras-chave:

Motivação, Liderança, Gestão, Rede privada, Educação

Resumo

Os alunos do Ensino Médio estão em uma idade de grande turbulência, onde a empatia e a motivação de seus professores fazem grande diferença no seu processo de aprendizagem. Por sua vez, os professores merecem um olhar cuidadoso. Para conduzir de forma harmônica esse ambiente complexo, o gestor escolar é imprescindível. O objetivo geral desta pesquisa foi verificar a relação direta entre a liderança do gestor escolar, a motivação dos professores e o desempenho escolar desses alunos por meio de uma revisão sistemática. Quanto aos resultados encontrados, temos, a saber: o gestor escolar precisa de capacitação específica; para uma escola eficaz, a escolha dos professores deve ser cuidadosa; os professores são considerados grandes influenciadores no bom desempenho dos alunos. Não existem “super-heróis”, há de se ter paixão pela profissão, pois em sua ausência, a nós, comunidade como um todo, nos restará apenas a mediocridade.

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Biografia do Autor

Maria Rita Vital Paganini Cintra, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas

Especialização em Gestão Escolar. Mestrado em Economia Política Internacional (UFRJ).

José Anderson Santos Cruz, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas

Professor Associado. Doutor em Educação Escolar, (FCLAr/Unesp). Editor Adjunto e Executivo da RIAEE. Editor da Editora Ibero-Americana de Educação. Editor e Assessoria Técnica para periódicos.

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Publicado

11/08/2023

Como Citar

PAGANINI CINTRA, M. R. V.; SANTOS CRUZ, J. A. Gestor escolar e o professor do Ensino Médio: Suas influências no desempenho escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023032, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18115. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18115. Acesso em: 22 dez. 2024.