O que faz um diretor

Uma análise integrativa para se pensar os indicadores e as competências na gestão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19551

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Competências, Indicadores, Administração

Resumo

Este estudo investiga as relações entre indicadores e as competências essenciais para os diretores escolares, com foco no âmbito administrativo. Busca-se compreender a relevância dessa relação no papel do diretor escolar e como podem ser identificadas e desenvolvidas para promover o sucesso das instituições de ensino. Utilizando a metodologia Prisma, foram analisados 245 artigos sobre o tema em diversas bases de dados. Após as análises iniciais, selecionou-se 79 artigos para leitura completa e, destes, 11 foram debatidos de maneira aprofundada. As pesquisas revelam que os diretores escolares desempenham papel crucial no diagnóstico e planejamento da gestão escolar conforme diversos indicadores, enfrentando os desafios educacionais contemporâneos. No entanto, é necessário aprimorar os indicadores e competências para promover melhorias contínuas na educação. Como resultado do artigo, propõem-se tabelas e uma taxonomia de competências derivadas da pesquisa, as quais podem ser úteis ao se definir o papel esperado do diretor escolar.

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Biografia do Autor

Rodrigo Follis, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutor em Ciências da Religião e Mestre em Comunicação Social. Professor no Mestrado Profissional em Educação e na Pós-graduação em Teologia.

Washington Alencar, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestrando no programa Profissional em Educação. Departamental de Educação na Associação Paulistana (AP) da IASD.

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Publicado

06/08/2024

Como Citar

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