A trajetória do gestor escolar no Brasil

influências histórico-sociais e modelos administrativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.19884

Palavras-chave:

Educação, Diretor escolar, Gestor escolar, Modelos de gestão

Resumo

A gestão escolar no Brasil desenvolveu-se ao longo de uma trajetória marcada por influências políticas, econômicas e culturais que moldaram modelos administrativos desde o período colonial até a contemporaneidade. Este estudo analisa as mudanças históricas na função do diretor e do gestor escolar, destacando os fatores que impulsionaram a transição de um modelo centralizado e autocrático para uma abordagem mais democrática. Com a consolidação da escola primária graduada e dos grupos escolares, surgiu a necessidade de um administrador geral — o diretor escolar. Influenciada por modelos empresariais estrangeiros e demandas sociais internas, essa função reflete ideais positivistas e tecno-burocráticos. Por meio de uma revisão bibliográfica, o artigo explora as trajetórias e rupturas que marcaram essa evolução e oferece uma compreensão aprofundada sobre as práticas do gestor escolar, apontando caminhos para superar desafios e atender às demandas contemporâneas da educação.

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Biografia do Autor

Anderson Macário Gomes, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Programa de Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (MPE-UNASP), Engenheiro Coelho – (SP) – Brasil. Mestre em Educação pelo MPE-UNASP (GESTOR ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA).

Giza Guimarães Pereira Sales, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Marília

Rodrigo Follis, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – (SP) – Brasil. Doutor em Ciências da Religião e Mestre em Comunicação. (DOCENTE PERMANENTE do MPE DO UNASP).

Angélica Pall Oriani, Universidade Estadual Paulista

Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Marília - (SP) – Brasil. Doutora em Educação pelo PPGE-UNESP – (DOCENTE do DEPTO. DE ADMINISTRAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR - UNESP).

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Publicado

13/03/2025

Como Citar

GOMES, A. M.; SALES, G. G. P.; FOLLIS, R.; ORIANI, A. P. A trajetória do gestor escolar no Brasil: influências histórico-sociais e modelos administrativos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 29, n. 00, p. e025006, 2025. DOI: 10.22633/rpge.v29i00.19884. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19884. Acesso em: 11 abr. 2025.

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