Universidade Corporativa

Possibilidade para uma formação sociocultural do indivíduo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19105

Palavras-chave:

Universidade Corporativa, Educação Corporativa, Desenvolvimento sociocultural

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma proposta para criação de um modelo de Universidade Corporativa (UC) dedicada ao fortalecimento da organização empresarial, com ênfase no desenvolvimento educacional e nas habilidades socioculturais dos seus funcionários e colaboradores. No entanto, é facilmente perceptível que o objetivo dessas instituições deveriam ir além da melhoria da produtividade e da incorporação de estratégias de desempenho. Nesse sentido, apresentamos uma proposta para a criação de uma UC que se dedique ao fortalecimento da organização empresarial, destacando o desenvolvimento educacional e sociocultural dos funcionários e colaboradores. O trabalho desenvolvido resultou da articulação com a pesquisa exploratória e bibliográfica que serviu de base para o referencial teórico-metodológico das discussões aqui apresentadas, além de uma vivência teórico-prática vivenciada pelos pesquisadores, com uma proposta de uma UC que crie as condições de desenvolvimento sociocultural de seus membros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Plinio Paulo Leiva de Luca, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestre em Educação, Administrador de empresa.

Giza Guimarães Pereira Sales, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Docente do Mestrado Profissional em Educação e Graduação do UNASP. Doutora em Educação.

Referências

ALLEN, M. What is a corporate university, and why should an organization have one? In: ALLEN, M. The corporate university handbook: designing, managing, and growing a successful program. Nova York: Amacom, 2002, p. 1-12.

ALPERSTEDT, Cristina. As universidades corporativas no contexto do ensino superior. 2001. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

BAUMAN, Z. Zygmunt bauman: entrevista sobre a educação. Desafios pedagógicos e modernidade líquida. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 137, 2009. DOI: 10.1590/S0100-15742009000200016.

BAUMAN, Z. Sobre Educação e Juventude. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2014.

DE CERTEAU, M. A Escrita da História. São Paulo: Forense Universitária, 2011.

DEMO, P. Conhecer e aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

EBOLI, M. Educação Corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Ed. Gente, 2004.

IVORYIT. Ambiente Corporativo. [S. l.], 2022 Disponível em: https://www.ivoryit.com.br/2022/05/06/ambiente-corporativo-porque-e-importante-e-5-dicas-para-melhorar/#:~:text=Podemos%20defini%2Dlo%20como%20sendo,em%20boa%20parte%20da%20semana. Acesso em: 13 jul. 2023.

LUCA, P. P. L. Universidade Corporativa: espaço para desenvolvimento profissional e pessoal do indivíduo, Engenheiro Coelho, SP: UNASP, 2023.

MEISTER, J. C. Educação Corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo, Pearson, 1999.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (destaques). Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. 2010. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por. Acesso em: 18 jul. 2023.

PIETRO, V. C. Impacto do alinhamento da estratégia de negócios sobre o desempenho. 2011. 191 f. Tese (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-17052011-123736/publico/Tese_Vanderli_C_Prieto.pdf. Acesso em: 09 out. 2023.

QUARTIERO, E. M.; CERNY, T. Z. Universidade Corporativa: uma nova Face da relação entre mundo do trabalho e mundo da Educação. In: QUARTIERO, E M.; BIANCHETTI, L. (org.). Educação corporativa mundo do trabalho e do conhecimento: aproximações. São Paulo: Cortez, 2005.

RIVIÈRE, A. La psicología de Vygotski. 3. ed. Madrid: Visor, 1988.

SENGE, P. M. As cinco disciplinas. Revista HSM Management, São Paulo, v. 2, n. 9, p. 82-89, jul./ago.1998.

Publicado

07/06/2024

Como Citar

LEIVA DE LUCA, P. P.; SALES, G. G. P. Universidade Corporativa: Possibilidade para uma formação sociocultural do indivíduo. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023014, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19105. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19105. Acesso em: 11 out. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.