Universidade Corporativa
Possibilidade para uma formação sociocultural do indivíduo
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19105Palavras-chave:
Universidade Corporativa, Educação Corporativa, Desenvolvimento socioculturalResumo
Neste artigo apresenta-se uma proposta para criação de um modelo de Universidade Corporativa (UC) dedicada ao fortalecimento da organização empresarial, com ênfase no desenvolvimento educacional e nas habilidades socioculturais dos seus funcionários e colaboradores. No entanto, é facilmente perceptível que o objetivo dessas instituições deveriam ir além da melhoria da produtividade e da incorporação de estratégias de desempenho. Nesse sentido, apresentamos uma proposta para a criação de uma UC que se dedique ao fortalecimento da organização empresarial, destacando o desenvolvimento educacional e sociocultural dos funcionários e colaboradores. O trabalho desenvolvido resultou da articulação com a pesquisa exploratória e bibliográfica que serviu de base para o referencial teórico-metodológico das discussões aqui apresentadas, além de uma vivência teórico-prática vivenciada pelos pesquisadores, com uma proposta de uma UC que crie as condições de desenvolvimento sociocultural de seus membros.
Downloads
Referências
ALLEN, M. What is a corporate university, and why should an organization have one? In: ALLEN, M. The corporate university handbook: designing, managing, and growing a successful program. Nova York: Amacom, 2002, p. 1-12.
ALPERSTEDT, Cristina. As universidades corporativas no contexto do ensino superior. 2001. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
BAUMAN, Z. Zygmunt bauman: entrevista sobre a educação. Desafios pedagógicos e modernidade líquida. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 137, 2009. DOI: 10.1590/S0100-15742009000200016.
BAUMAN, Z. Sobre Educação e Juventude. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2014.
DE CERTEAU, M. A Escrita da História. São Paulo: Forense Universitária, 2011.
DEMO, P. Conhecer e aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
EBOLI, M. Educação Corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Ed. Gente, 2004.
IVORYIT. Ambiente Corporativo. [S. l.], 2022 Disponível em: https://www.ivoryit.com.br/2022/05/06/ambiente-corporativo-porque-e-importante-e-5-dicas-para-melhorar/#:~:text=Podemos%20defini%2Dlo%20como%20sendo,em%20boa%20parte%20da%20semana. Acesso em: 13 jul. 2023.
LUCA, P. P. L. Universidade Corporativa: espaço para desenvolvimento profissional e pessoal do indivíduo, Engenheiro Coelho, SP: UNASP, 2023.
MEISTER, J. C. Educação Corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo, Pearson, 1999.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (destaques). Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. 2010. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por. Acesso em: 18 jul. 2023.
PIETRO, V. C. Impacto do alinhamento da estratégia de negócios sobre o desempenho. 2011. 191 f. Tese (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-17052011-123736/publico/Tese_Vanderli_C_Prieto.pdf. Acesso em: 09 out. 2023.
QUARTIERO, E. M.; CERNY, T. Z. Universidade Corporativa: uma nova Face da relação entre mundo do trabalho e mundo da Educação. In: QUARTIERO, E M.; BIANCHETTI, L. (org.). Educação corporativa mundo do trabalho e do conhecimento: aproximações. São Paulo: Cortez, 2005.
RIVIÈRE, A. La psicología de Vygotski. 3. ed. Madrid: Visor, 1988.
SENGE, P. M. As cinco disciplinas. Revista HSM Management, São Paulo, v. 2, n. 9, p. 82-89, jul./ago.1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.