A reforma do Ensino Médio: novos desafios para a gestão escolar

Autores

  • Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-2780-0054
  • Angelina Accetta Rojas Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle-RJ)
  • Maria de Fátima Barros Pimenta Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle-RJ)

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10788

Palavras-chave:

Ensino médio. Gestão. Carga horária.

Resumo

A partir do diagnóstico do fracasso escolar, o Governo Federal propôs, por meio de uma Medida Provisória, um novo modelo de Ensino Médio, sob a justificativa de que se estaria respondendo à demanda da sociedade. Porém, o projeto traz mais desafios que soluções aos gestores escolares, na medida em que a operacionalização das propostas parece ser algo distante e também problemático. Este artigo busca discutir, a partir das alterações no texto legal e fazendo uso do ciclo de políticas como metodologia de pesquisa, quais os desafios que podem ser vislumbradas para os gestores de escolas públicas e privadas.

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Biografia do Autor

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Comunicação (PUC-Rio) e Mestre em Educação (UFF). Professor do Unilasalle-RJ.

Angelina Accetta Rojas, Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle-RJ)

Professora do curso de Pedagogia.

Maria de Fátima Barros Pimenta, Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle-RJ)

Coordenadora e professora do curso de Pedagogia

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Publicado

01/01/2018

Como Citar

MOCARZEL, M. S. M. V.; ROJAS, A. A.; PIMENTA, M. de F. B. A reforma do Ensino Médio: novos desafios para a gestão escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 159–176, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10788. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10788. Acesso em: 21 dez. 2024.

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