Ensino superior privado no Brasil
Uma análise crítica baseada em Roberto Damatta, Pierre Bourdieu e Zygmunt Bauman
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19051Palavras-chave:
Ensino superior privado, Reprodução, Desigualdade, Hierarquização, Modernidade LíquidaResumo
Esse trabalho visa analisar o contexto do ensino superior privado no Brasil, traçando paralelos sob as perspectivas do antropólogo Roberto DaMatta (1997), o sociólogo francês Pierre Bourdieu (1975) e o sociólogo polonês Zygmunt Bauman (2013). O objetivo é evidenciar algumas características da cultura brasileira de modo a compreender disputas de poder e desigualdades no modelo reprodutor do ensino em tempos líquidos. A partir da leitura e análise desses autores, embora se encontrem em contextos e épocas diferentes, será possível apontar que a educação superior privada acaba por reproduzir desigualdades ao invés de promover justiça social e transformações efetivas. Razão pela qual nos parece inevitável e urgente a criação de alternativas interdisciplinares e diálogos provindos de análises socioculturais que somem aos debates da área da educação.
Downloads
Referências
LMEIDA, F. Q.; GOMES, I. M.; BRACHT, V. Bauman & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
BAUMAN, Z. 44 cartas do mundo líquido moderno. Tradução: Vera Ferreira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2011.
BAUMAN, Z. Legisladores e intérpretes. Tradução: Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2010.
BAUMAN, Z. Os livros no diálogo global das culturas. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 142, p. 87-101, jul./set. 2000.
BAUMAN, Z. Sobre educação e juventude. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2013.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a Sociologia de P. Bourdieu. Tradução: Lucy Magalhães. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução: Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves, 1975.
BOURDIEU, P. Escritos de Educação. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BRASIL, Constituição Federal Compilada. 1988. Disponível em: hhttps://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22 dez. 2023.
CASSOL, C. V. et al. Dicionário Crítico-Hermenêutico Zygmunt Bauman. Frederico Westphalen: URI Westph, 2021.
DAMATTA, R. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
INEP. Censo da Educação Superior: Censo da Educação Superior. 2013. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 21 dez. 2023.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Relação anual de informações do ministério do trabalho e emprego. 2013. Disponível em: http://www.rais.gov.br/sitio/index.jsf. Acesso em: 22 dez. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.