Educação e pandemıa: o ensıno fundamental anos fınaıs em um sıstema de ensıno
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15492Palavras-chave:
COVID-19, Educação híbrida, Tecnologias educacionais, Objetos digitais de aprendizagem, Plataformas digitaisResumo
O presente trabalho destaca as alterações geradas nos processos educacionais, de ensino e aprendizagem por meio do isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19, assim como as evidências de novos processos adotados para garantir a qualidade educacional em um sistema de ensino da rede privada que conta com mais de 800 escolas parceiras na educação básica tendo este trabalho o foco nos Anos Finais da Ensino Fundamental. Sendo assim, a pesquisa tem por objetivo geral descrever e analisar dentro do processo educacional os procedimentos gerados por parte do sistema de ensino para conceder aos professores e alunos condições necessárias de ensino e aprendizagem frente aos desafios deste período pandêmico. A metodologia utilizada foi uma pesquisa documental. No processo de fundamentação do trabalho foi analisado o andamento das ações do sistema de ensino durante este o período em apoio as unidades de escolas parceiras. Fomentou-se pesquisar sobre o planejamento pedagógico diante do cenário pandêmico, o alinhamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto, gestão do ensino híbrido e metodologias ativas aplicadas dentro deste contexto visando promover aprendizagem de qualidade, satisfação de usabilidade e engajamento sobre os recursos digitais. O resultado deste trabalho averiguou que o ano de 2019 e 2020 tivemos baixo engajamento e de utilização do todo ecossistema digital do sistema de ensino e que foi necessário ter uma curva de aprendizagem para que professores e alunos tivessem mais autonomia e empoderamento para aumentarem a utilização de forma exponencial no ano de 2021.
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