A importância da avaliação formativa em feiras de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13097

Palavras-chave:

, Divulgação científica, Ensino fundamental, Mostra de ciências, Trabalho em equipe, Autonomia do aluno.

Resumo

A Avaliação Formativa [AF] é decorrente da pedagogia formativa e busca abrir novos caminhos para a educação, sendo uma concepção de ensino a qual considera que o aprender é um processo longo onde o aluno reestrutura seu conhecimento a partir das atividades que realiza. As Feiras de Ciências [FC] podem ser aliadas da AF nas escolas por serem consideradas atividades de educação não formal, com a finalidade de promover o desenvolvimento da cultura científica. O presente estudo procurou analisar os efeitos da AF em uma FC com alunos do Ensino Fundamental nos anos finais. Partiu-se de uma análise documental sobre o percurso dos alunos durante o projeto intitulado como FC. A AF fica evidenciada em várias etapas do processo. O projeto pesquisado foi formativo, pois ajudou os alunos a aprenderem a se desenvolver, participando das regulações das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo dentro da escola.

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Biografia do Autor

Soraia da Silva Victorio, Associação de Educação e Cultura São Paulo (ESP)

MBA em Gestão Escolar - PECEGE/ESALQ/USP/ Piracicaba, SP - 2019

Mestre em Biologia Vegetal - UNESP/Rio Claro, SP - 2009

Graduação em Ciências Biológicas - UNESP/Rio Claro, SP - 2006

 

Marcos Cesar Rodrigues de Miranda, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE)/USP

Mestre em Ensino de Química - UFSCar

MBA em Gestão Escola PECEGE/USP

Pedagogo - Universidade Anhembi Morumbi

Ciências Exatas e Tecnológicas com Hab em Biologia - FIMI 

Rosebelly Nunes Marques, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), Bacharel em Química e Licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Química Analítica pelo Instituto de Química da Unesp/Araraquara (1996) e doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Química da Unesp/Araraquara (2002) e doutorado em Educação pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara (2012). Atualmente é professora, RDIDP, da Universidade de São Paulo (USP), na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), em Piracicaba/SP, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia. Atua nas seguintes áreas: Formação inicial e continuada de professores de Ciências Agrárias e da Natureza, Ensino de Ciências/Química, Processos de ensino-aprendizagem. Metodologias Ativas de Ensino. É docente cadastrada no Programa de Pós -Graduação - Ecologia Aplicada (Interunidades) do CENA/USP e Programa de Pós-graduação em Química da UFSCar, com ênfase em Ensino de Química.

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Publicado

06/01/2020

Como Citar

VICTORIO, S. da S.; MIRANDA, M. C. R. de; MARQUES, R. N. A importância da avaliação formativa em feiras de ciências. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 210–223, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i1.13097. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13097. Acesso em: 30 dez. 2024.

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