A importância da avaliação formativa em feiras de ciências
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13097Palavras-chave:
, Divulgação científica, Ensino fundamental, Mostra de ciências, Trabalho em equipe, Autonomia do aluno.Resumo
A Avaliação Formativa [AF] é decorrente da pedagogia formativa e busca abrir novos caminhos para a educação, sendo uma concepção de ensino a qual considera que o aprender é um processo longo onde o aluno reestrutura seu conhecimento a partir das atividades que realiza. As Feiras de Ciências [FC] podem ser aliadas da AF nas escolas por serem consideradas atividades de educação não formal, com a finalidade de promover o desenvolvimento da cultura científica. O presente estudo procurou analisar os efeitos da AF em uma FC com alunos do Ensino Fundamental nos anos finais. Partiu-se de uma análise documental sobre o percurso dos alunos durante o projeto intitulado como FC. A AF fica evidenciada em várias etapas do processo. O projeto pesquisado foi formativo, pois ajudou os alunos a aprenderem a se desenvolver, participando das regulações das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo dentro da escola.
Downloads
Referências
BARDIN. L. Analise de conteúdo. 1ª ed. Editora Edições 70, Lisboa, Portugal. 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica - Fenaceb. Brasília, DF, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular [BNCC]. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em junho de 2019.
DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F. Passagem sem rito: as 5ªs séries e seus professores. Editora Papirus, Campinas, SP, Brasil. 1997.
GARUTTI, S. Discutindo a Avaliação Formativa nas Disciplinas de Ciências e Biologia. Revista Uniandrade, 11: 37-52, 2010.
GREGO, S. M. D. A Avaliação Formativa: Ressignificando Concepções e Processos. In: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação. (Org.). Caderno de Formação: Formação de Professores Avaliação Educacional e Escolar. 1ed. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação 03: 92-110, 2013.
LUCKESI, C. C. Planejar, executar e avaliar. p. 119-137. In: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª edição. Editora Cortez, São Paulo, SP, Brasil. 2011.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens: entre duas lógicas. 1ª ed. Editora Artmed, Porto Alegre, RS, Brasil. 1999.
SANTOS, A. B. Feiras de Ciência: Um incentivo para desenvolvimento da cultura científica. Revista Ciência em Extensão, 08 (2): 155-166, 2012.
VILLAS BOAS, B. M. F. 2008. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Editora Papirus, Campinas, SP, Brasil.