Motivação de discentes do Ensino Superior

Aulas remotas e presenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19177

Palavras-chave:

Perfil discente, Avaliação de disciplina, Conhecimentos prévios

Resumo

A motivação para compreender o perfil dos discentes do Ensino Superior em relação ao processo de ensino e aprendizagem surgiu devido à situação emergencial provocada pela pandemia da COVID-19. Essa situação demandou a adaptação do sistema educacional, visando evitar prejuízos à formação acadêmica dos alunos. O objetivo foi analisar o perfil discente, de 2019 a 2022, considerando as perspectivas observadas na avaliação de disciplina realizada pelos alunos, por meio de um software criado pela instituição, que contemplou sua frequência e acompanhamento das aulas, conhecimentos e experiências anteriores, estudos fora do horário de aula e a importância da disciplina para o curso escolhido. Pelos resultados obtidos, verificou-se um aumento de avaliações positivas em relação aos conhecimentos prévios dos estudantes no período de aulas remotas, e uma queda em 2022. Em geral, os alunos apresentam frequência positiva às aulas, bem como compreendem a importância das disciplinas para sua formação.

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Biografia do Autor

Fabiana Lumi Kikuchi Hamada, Universidade de São Paulo

Pedagoga (Unopar), Mestre em Educação (UEL), e Especialista em MBA em Gestão Escolar (Pecege).

Rosebelly Nunes Marques, Universidade de São Paulo

Docente do Departamento de Economia, Sociologia e Administração.

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Publicado

04/04/2024

Como Citar

HAMADA, F. L. K.; MARQUES, R. N. Motivação de discentes do Ensino Superior: Aulas remotas e presenciais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023010, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19177. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19177. Acesso em: 29 abr. 2024.

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