Fenômeno da competição no ambiente educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16563

Palavras-chave:

Competição científica, Interdisciplinaridade da pesquisa, Marketing científico, Divulgação científica, Atividade de pesquisa

Resumo

O artigo apresenta os resultados de um estudo do fenômeno da competição no trabalho científico e uma consideração conceitual desse fenômeno como uma instituição distinta, mostrando todos os elementos de tal distinção: a designação de limites e formas de competição científica. O trabalho fundamenta a necessidade de diferenciar entre a competitividade da pesquisa científica e a de um pesquisador e, ao mesmo tempo, a necessidade de examinar essas definições de forma abrangente do ponto de vista de sua unidade dialética. Os resultados da pesquisa comprovam que a presença da concorrência no meio acadêmico é um fenômeno positivo, pois exige a garantia de alta competitividade, ou seja, alta qualidade dos trabalhos científicos de várias disciplinas – pesquisadores tanto em uma única área disciplinar quanto em direções interdisciplinares.

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Biografia do Autor

Elena Anatolyevna Ivanchenko, North Caucasus Federal University, Stavropol – Russia

Associate Professor.

Tatyana Victorovna Vorotilina, Plekhanov Russian University of Economics, Moscow – Russia

Associate Professor.

Sofya Sarmanovna Teligisova, Ufa Law Institute of the Ministry of Internal Affairs of the Russian Federation, Ufa – Russia

Associate Professor.

Irina Sergeevna Shulzhenko, All-Russian State University of Justice (RPA of the Ministry of Justice of Russia), Moscow – Russia

Associate Professor.

Ksenia Alekseevna Selivanova, All-Russian State University of Justice (RPA of the Ministry of Justice of Russia), Moscow – Russia

Associate Professor.

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Publicado

31/03/2022

Como Citar

IVANCHENKO, E. A.; VOROTILINA, T. V.; TELIGISOVA, S. S.; SHULZHENKO, I. S.; SELIVANOVA, K. A. Fenômeno da competição no ambiente educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.2, p. e022065, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16563. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16563. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos