Fenômeno da competição no ambiente educacional
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16563Palavras-chave:
Competição científica, Interdisciplinaridade da pesquisa, Marketing científico, Divulgação científica, Atividade de pesquisaResumo
O artigo apresenta os resultados de um estudo do fenômeno da competição no trabalho científico e uma consideração conceitual desse fenômeno como uma instituição distinta, mostrando todos os elementos de tal distinção: a designação de limites e formas de competição científica. O trabalho fundamenta a necessidade de diferenciar entre a competitividade da pesquisa científica e a de um pesquisador e, ao mesmo tempo, a necessidade de examinar essas definições de forma abrangente do ponto de vista de sua unidade dialética. Os resultados da pesquisa comprovam que a presença da concorrência no meio acadêmico é um fenômeno positivo, pois exige a garantia de alta competitividade, ou seja, alta qualidade dos trabalhos científicos de várias disciplinas – pesquisadores tanto em uma única área disciplinar quanto em direções interdisciplinares.
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