Fenômeno da competição no ambiente educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16563

Palavras-chave:

Competição científica, Interdisciplinaridade da pesquisa, Marketing científico, Divulgação científica, Atividade de pesquisa

Resumo

O artigo apresenta os resultados de um estudo do fenômeno da competição no trabalho científico e uma consideração conceitual desse fenômeno como uma instituição distinta, mostrando todos os elementos de tal distinção: a designação de limites e formas de competição científica. O trabalho fundamenta a necessidade de diferenciar entre a competitividade da pesquisa científica e a de um pesquisador e, ao mesmo tempo, a necessidade de examinar essas definições de forma abrangente do ponto de vista de sua unidade dialética. Os resultados da pesquisa comprovam que a presença da concorrência no meio acadêmico é um fenômeno positivo, pois exige a garantia de alta competitividade, ou seja, alta qualidade dos trabalhos científicos de várias disciplinas – pesquisadores tanto em uma única área disciplinar quanto em direções interdisciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elena Anatolyevna Ivanchenko, North Caucasus Federal University, Stavropol – Russia

Associate Professor.

Tatyana Victorovna Vorotilina, Plekhanov Russian University of Economics, Moscow – Russia

Associate Professor.

Sofya Sarmanovna Teligisova, Ufa Law Institute of the Ministry of Internal Affairs of the Russian Federation, Ufa – Russia

Associate Professor.

Irina Sergeevna Shulzhenko, All-Russian State University of Justice (RPA of the Ministry of Justice of Russia), Moscow – Russia

Associate Professor.

Ksenia Alekseevna Selivanova, All-Russian State University of Justice (RPA of the Ministry of Justice of Russia), Moscow – Russia

Associate Professor.

Referências

BEN-DAVID, J. Rol uchenogo v obshchestve [The Scientist's Role In Society]. Moscow: Novoe literaturnoe obozrenie, 2014.

BLISSETT, M. Politics in Science. Boston: Little Brown, 1972.

BOURDIEU, P. Homo academicus. Moscow: Gaidar Institute Press, 2018.

DЕ SОLLA PRICE, D.J. Communication in Science: The Ends-Philosophy and Forecast. In: REUCK, A.; KNIGHT, J. (org.). Communication in Science. Boston: Little Brown, 1967.

FULLER, S. Sotsiologiia intellektualnoi zhizni: karera uma vnutri i vne akademii [The Sociology of Intellectual Life: The Career of the Mind in and around the Academy]. Moscow: Delo, 2018

GILBERT, G.; MULKAY, M. Otkryvaia iashchik Pandory: Sotsiol. analiz vyskazyvanii uchenykh [Opening Pandora's Box: A Sociological Analysis of Scientists' Discourse]. Moscow: Progress, 1987.

HAGSTROM, W. О. Competition in Science. American Sociological Review, v. 39, n, 1, p. 1-18, 1974.

HART, H. L. A. Analiticheskaia iurisprudentsiia v seredine XX veka: otvet professoru Bodenkhaimeru [Analytical Jurisprudence in Mid-Twentieth Century: A Reply to Professor Bodenheimer]. Pravovedenie, v. 4, n. 309, p. 156-177, 2013.

LYOTARD, J.-F. Sostoianie postmoderna [The Postmodern Condition]. Saint Petersburg: Aleteiia, 1998.

MARTYNOV, B. V.; PROKOPENKO, E. S. Mekhanizmy obrazovatelnogo menedzhmenta realizatsii tretei missii universiteta v usloviiakh tsifrovoi transformatsii obshchestva [Mechanisms of educational management of the implementation of the third mission of the university in the digital transformation of society]. Nauka i obrazovanie: khoziaistvo i ekonomika; predprinimatelstvo; pravo i upravlenie, v. 1, n. 128, p. 36-39, 2021.

MERTON, R. K. Priorities in scientific discovery: a chapter in the sociology of science. American Sociological Review, v. 22, n. 5, p. 635-659, 1957.

MERTON, R. K. Sotsialnaia teoriia i sotsialnaia struktura [Social Theory and Social Structure]. Moscow: Khranitel, 2006.

MIRSKOI, E. M., SADOVSKII, V. N. Kommunikatsiia v sovremennoi nauke: Sbornik perevodov [Communication in modern science: a collection of translations]. Moscow: Progress, 1976.

NALIMOV, V. V., MULCHENKO, Z. M. Naukometriia: Izuchenie razvitiia nauki kak informatsionnogo protsessa: [Scientometrics. Studying the development of science as an information process]. Fiziko-matematicheskaia biblioteka inzhenera. FMBI. Moscow: Nauka, 1969.

PELZ, D. C.; ANDREWS, F.M. Scientists in organizations: productive climates for research and development. New York: Wiley, 1966.

RAKHIMOV, Z. T.; SHONAZAROV, Z.U. Innovatsionnaia deiatelnost budushchikh prepodavatelei i faktory ee formirovaniia [Innovative activity of future teachers and the factors of its formation]. Vestnik nauki, v. 1, n. 1(34), p. 14-18, 2021.

Publicado

31/03/2022

Como Citar

IVANCHENKO, E. A.; VOROTILINA, T. V.; TELIGISOVA, S. S.; SHULZHENKO, I. S.; SELIVANOVA, K. A. Fenômeno da competição no ambiente educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.2, p. e022065, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16563. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16563. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos