Excertos da BNCC: discussão de fundamentos e considerações conceituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15837

Palavras-chave:

Sistema educacional, Base Nacional Comum Curricular, Escolarização

Resumo

Nesse primeiro recorte feito em um estudo amplo com certa profundidade teórica objetiva discutir alguns conceitos trazidos pela BNCC a partir de excertos dos seus fundamentos. O texto procura, por esse caminho e à luz de uma exploração teórica reflexiva, analisar a complexidade desse universo para o fazer pedagógico no cotidiano da escolarização, pois, considera certa incompletude pela distância existente entre a sua formulação idealizada e a realidade estrutural e conjuntural então apresentados para que “tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação”. Este estudo teórico e exploratório dos conceitos e elementos de narrativa presentes em um “documento de caráter normativo” e com o grau de complexidade instrumental e operacional que se apresenta precisa de indagações e reflexões permanentes sobre sua efetividade, do sistema educacional até à unidade escolar.

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Biografia do Autor

Sebastião de Souza Lemes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professor do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Editor.

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

LEMES, S. de S. Excertos da BNCC: discussão de fundamentos e considerações conceituais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2193–2211, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.15837. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15837. Acesso em: 19 dez. 2024.

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