Editorial, v. 24, n. 2, maio/ago. 2020: [...] Em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13767

Resumo

Desde sempre somos preparados, orientados e conscientizados do que devemos fazer, mas o que fazer diante de ou envolvido em algo desconhecido? Quando pensamos em Pós-Graduação estamos falando do mais alto nível de conhecimento que a sociedade atual produz, mas e sobre o desconhecido? Um contexto de pandemia só é superado por meio da eliminação do fato gerador, nesse caso “novo corona vírus”, então: uma vacina. Em tempos de pandemia, esperamos por um remédio, a escola precisa aguardar solução, mas não significa imobilizar... a educação, como processo e como instituição é única que tem grande responsabilidade e centralidade sobre o presente e o futuro da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião de Souza Lemes, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP

Professor do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia. Coordenador do Programa de pós-graduação em Educação Escolar. Editor.

José Anderson Santos Cruz, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar. Bolsista CAPES/DS. Editor Adjunto e Executivo. Assessoria Técnica para periódicos da Educação.

Referências

BANDEIRA, M. Á.; MONTEIRO OLIVEIRA, N. C.; MILÉO, I. S. O. A eleição direta de diretor escolar: desafios na gestão democrática no município de Medicilândia – Pará. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 448–477, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13609

BRAZÃO, P. et al. Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 571–592, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13742

BRUM, A. E. R. Base Nacional Comum Curricular: cenário das pesquisas científicas sobre o processo de produção da política. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 404–411, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13137

CALMON NABUCO LASTÓRIA, L. A. Diferentes perspectivas sobre uma educação estética na atualidade. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 297–313, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13163

CARDOSO MACHADO, E. N.; FALSARELLA, A. M. Nova gestão pública, educação e gestão escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 372–389, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13255

CIRÍACO, K. T.; MORELATTI, M. R. M. A produção da ANPED sobre professores iniciantes e grupos colaborativos em educação matemática (2000-2015). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 536–553, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13228

COSTA, C. C.; GONÇALVES, H. M. Formação pedagógica no curso de pedagogia: indefinições e desafios. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 631–649, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13772

COSTA, V. B.; GARCIA, A. Processos de produção de identidades profissionais: narrativas de trajetórias de docentes com deficiência no ensino superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 593–613, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13741

DE OLIVEIRA SIDOU, A. M.; GUERRA, A. C.; SANTOS, J. D. G. Gestão democrática e crise estrutural do capital: alguns apontamentos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 314–331, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13283

FARINA, S. M.; FREITAS, A. L. C.; FREITAS, L. A. A. Carta a Paulo Freire: como superar o assistencialismo por meio de uma prática educativa como caráter crítico-libertador? Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 478–493, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13300

LEMES, S. S.; SANTOS CRUZ, J. A. Editorial, v. 24, n. 2, maio/ago. 2020: [...] Em tempos de pandemia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 294–296, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13767

LIMA, M. A. M. et al. Avaliação da gestão no ensino técnico profissional: implicações da reforma do ensino médio. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 347–371, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13305

LUCAS GOMES, D. J. et al. Políticas educacionais para o ensino médio: implicações e perspectivas para com a garantia desse direito à educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 614–630, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13744

MELLO, D. E. et al. O programa residência pedagógica - experiências formativas no curso de pedagogia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 518–535, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13631

MONTEIRO, S. A. S.; SILVA, C. R.; RIBEIRO, P. R. M. Investigação da violência de gênero na América Latina e Caribe: pequena revisão da literatura (2017-2019). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 650–667, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13812

PASQUALINI, J. C.; MARTINS, L. M. Currículo por campos de experiência na educação infantil: ainda é possível preservar o ensino desenvolvente? Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 425–447, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13312

PEIXOTO, R.; MAGALHÃES, O. R. Escola integral de tempo integral no Estado de Mato Grosso do Sul: reflexões sobre sua constituição e os desafios da política educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 390–403, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13492

RAZUCK, F. B.; RAZUCK, R. C. S. R. A coordenação pedagógica: uma proposta interdisciplinar para a educação de jovens e adultos baseada na educação para o trabalho. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 332–346, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13317

REZENDE, E. N.; CALHAU, L. B. Cyberbullying, direito educacional e responsabilidade civil: uma análise jurídica e deontológica da realidade brasileira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 494–517, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13630

SOUZA, S. A. L.; SOUSA, M. P.; ARAGÃO, W. H. Dialogando sobre a BNCC, o currículo e a sua interferência Para a formação de professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 412–424, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13536

TAVARES, R. L. J.; MESQUITA, F. E. Youtubers: potencial de contribuição na educação sexual. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 554–570, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13692

Publicado

09/04/2020

Como Citar

LEMES, S. de S.; SANTOS CRUZ, J. A. Editorial, v. 24, n. 2, maio/ago. 2020: [...] Em tempos de pandemia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 294–296, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13767. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13767. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>