Relação IDEB e gasto aluno-ano: algumas aproximações de correlações e sua pertinência para melhoria dos investimentos em Educação

Autores

  • Rejane de Oliveira Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP
  • Sebastião de Souza Lemes

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9743

Palavras-chave:

IDEB. PDE. Gasto Aluno-ano Qualidade. Plano de Ações Articuladas. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

Resumo

Este estudo apresenta o comportamento do Índice de Desenvolvimento da Educação de duas regiões paulistas correlacionado aos gastos por aluno-ano como proporção do PIB per capita municipal no decorrer dos anos, após a adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. O objetivo geral foi analisar e discutir a ocorrência de relação entre os gastos por aluno-ano das séries iniciais do ensino fundamental com o desenvolvimento da qualidade da educação municipal representada pelo indicador de qualidade IDEB como evidência de compromisso e responsabilização com a qualidade da educação. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo e foram utilizados métodos estatísticos para análise da relação entre as variáveis. Ficou evidenciada a correlação entre as variáveis IDEB e gasto por aluno-ano como proporção do PIB per capita para os municípios de uma região que não cumpriram suas metas e forte correlação para a segunda região como um todo.

 

 

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Referências

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Publicado

25/12/2016

Como Citar

OLIVEIRA, R. de; LEMES, S. de S. Relação IDEB e gasto aluno-ano: algumas aproximações de correlações e sua pertinência para melhoria dos investimentos em Educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 367–384, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n3.9743. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9743. Acesso em: 19 dez. 2024.

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