Potencialidades e dificuldades da formação inicial no processo de construção de saberes relacionados à inclusão
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.1.17926Palavras-chave:
Inclusão, Saberes, Formação Inicial, Estudantes com deficiência, Sistema comum de ensinoResumo
O referido texto socializa parte dos dados de pesquisa de doutorado, realizada junto a quatorze graduandos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Esse escrito, em particular, refere-se a um dos objetivos específicos que intencionou refletir sobre as potencialidades e dificuldades da formação inicial no processo de construção de saberes relativos à inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa e os dados, selecionados para análise, foram gerados por meio de técnica de cloze, questionários e encontros de estudos. Identificou-se, como potencialidade da formação inicial, o fato de os graduandos apresentarem concepções que se aproximam do modelo social da deficiência e dos preceitos legais que orientam os processos de inclusão. Evidenciou-se fragilidades dessa formação, no tocante aos conhecimentos teórico-práticos relacionados às atividades básicas à docência, como planejar, orientar e avaliar atividades de ensino, além de outros saberes mais específicos ao currículo e as práticas pedagógicas de atenção às diferenças.
Downloads
Referências
BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index para Inclusão: Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. 3. ed. Rio de Janeiro: LaPEADE, 2011.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2008.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: Características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em: 05 maio 2020.
GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: Pesquisas e políticas educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1899/1899.pdf. Acesso em: 26 mar. 2020.
IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa Colaborativa: Investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília, DF: Liber Livro, 2008.
LUSTOSA, F. G.; FIGUEIREDO, R. V. Inclusão, o olhar que ensina! A construção de práticas pedagógicas de atenção às diferenças. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2021.
MANTOAN, M. T. E. Escola boa é escola para todos. In: MACHADO, R.; MANTOAN, M. T. E. (org.). Educação e Inclusão: Entendimento, proposições e práticas. Blumenau, SC: Edifurb, 2020.
MEIRIEU, P. A pedagogia entre o dizer e o fazer: A coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
PIMENTA, S. G. et al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: Fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022017000100015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 07 out. 2019.
RIBEIRO, D. M. Docência no paradigma inclusivo: A constituição de saberes e práticas no contexto da formação inicial. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62127. Acesso em: 03 jul. 2022.
RIBEIRO, D. M.; LUSTOSA, F. G.; SILVA, M. S. Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: Reflexão situada em revisão bibliográfica. In: ANDRADE, F. A.; RIBEIRO, D. M.; MUNIZ NETO, J. S. (org.). Educação Brasileira: Caminhos a percorrer. Curitiba, PR: CRV, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.