Relato de experiência: reflexões sobre o papel do profissional de educação física no âmbito das deficiências múltiplas

Autores

  • Francisco Claudeci Faustino Teixeira Universidade Estadual Vale Acaraú – UVA-CE. Email: claudecyr10@gmail.com
  • Ana Paula Mendes Santiago Universidade Estadual Vale Acaraú – UVA-CE.
  • Jacqueline de Oliveira Lima Graduanda em Educação Física pela Universidade Estadual Vale Acaraú – UVA-CE.
  • Stela Lopes Soares Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA https://orcid.org/0000-0002-5792-4429
  • Heraldo Simões Ferreira Professor Adjunto do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Email: heraldo.simoes@uece.br

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10204

Palavras-chave:

Profissional de educação física, Deficiências múltiplas, Ações inclusivas, Práticas interativas.

Resumo

Este trabalho científico privilegiou relatar as práticas inclusivas da disciplina: Educação Física para Pessoas com Deficiência. As ações acolhedoras foram realizadas na Associação de Pais e Filhos Excepcionais – APAE. Sendo efetivadas essas vivências no campo de atuação pautado no interesse em compreender o papel do Profissional de Educação Física no âmbito das deficiências múltiplas. Este trabalho tem como objetivo descrever as atividades interativas com as pessoas portadoras de deficiências múltiplas na APAE por meio da disciplina Educação Física para as Pessoas com Deficiência. A metodologia utilizada pelo estudo foi à pesquisa-ação, tendo como propósito produzir informações e conhecimentos de uso aprofundado, inclusive ao nível pedagógico, que promove condições para ações e transformações de situações dentro da própria instituição de atendimento às pessoas excepcionais. Portanto discutiu-se o quanto qualquer profissional quer ser visto com um constituinte formativo deferenciado em seu campo de atuação, e com o Profissonal de Educação Física não é muito deferente, na maioria das vezes se tem a consciência da gama de beneficios que a profissão pode proporcionar nas práticas diferentes, mas que ainda encarra dessafios quanto a sua legitimidade concreta no progresso do indíviduo. Conclui-se que é imprescindível que o Profissional de Educação Física ocupe este espaço.

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Biografia do Autor

Francisco Claudeci Faustino Teixeira, Universidade Estadual Vale Acaraú – UVA-CE. Email: claudecyr10@gmail.com

Graduando em Educação Física pela Universidade Estadual Vale Acaraú – UVA-CE. Email: claudecyr10@gmail.com

Ana Paula Mendes Santiago, Universidade Estadual Vale Acaraú – UVA-CE.

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Vale Acaraú – UVA-CE. Email: paulacarpes2@gmail.com

Jacqueline de Oliveira Lima, Graduanda em Educação Física pela Universidade Estadual Vale Acaraú – UVA-CE.

Graduanda em Educação Física pela Universidade Estadual Vale Acaraú – UVA-CE. Email: eaakinha@gmail.com

Stela Lopes Soares, Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA

Professora de Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Fisioterapeuta pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- INTA

Escpecialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Especialista em Docência no Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Especialista em Gerontologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- iNTA

Especialista em Fisiologia do Esforço e Biomecânica do Movimento pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- iNTA

Professora do curso de Educação Física do  Instituto Superior de Teologia Aplicada- iNTA

Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceara- UECE

Heraldo Simões Ferreira, Professor Adjunto do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Email: heraldo.simoes@uece.br

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professor Adjunto do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Email: heraldo.simoes@uece.br

Referências

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Publicado

07/01/2018

Como Citar

TEIXEIRA, F. C. F.; SANTIAGO, A. P. M.; LIMA, J. de O.; SOARES, S. L.; FERREIRA, H. S. Relato de experiência: reflexões sobre o papel do profissional de educação física no âmbito das deficiências múltiplas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 453–464, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10204. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10204. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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