A disciplina de Educação Física no ensino médio: reflexões sobre a prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11293

Palavras-chave:

Escola, Educação física, Ensino médio

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre a prática docente dos professores de Educação Física no Ensino Médio. Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo. A pesquisa se desenvolveu nas escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino em Sobral – CE. Definindo-se como sujeitos da pesquisa 10 professores de Educação Física, aos quais foi aplicado uma entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se que: os professores reconhecem a Educação Física como ferramenta pedagógica para formação integral na Educação Básica, entretanto, destacam que existe ainda uma visão fragilizada com relação à existência desta prática no Ensino Médio. Concluímos que a Educação Física é indispensável em toda a Educação Básica, e apontamos a necessidade de valorização deste componente curricular como uma fonte de conhecimento necessário para a construção de um novo cidadão, mais completo, mais integrado e consciente de seu papel na sociedade a qual pertence.

Biografia do Autor

Maria Adriana Borges dos Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente da Educação Básica no Município de Maracanaú-CE. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE).

 

Maria Petrilia Rocha Fernandes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Ensino na Saúde (UECE). Professora da Educação Básica em Sobral -CE. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE).

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutor em Educação Física Escolar no programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE).

Referências

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v.1, n.1, p.73-85, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, MEC, 1996.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica / Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.793 de 1º de dezembro de 2003. Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”, e dá outras providências. Brasília/DF, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Linguagens, códigos e suas tecnologias (Orientações curriculares para o Ensino Médio; v.1). Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

CORREIA, W. R. Planejamento participativo e o ensino de Educação Física no 2º grau. Revista Paulista de Educação Física, suplemento 2, p. 43-48, 1996.

DARIDO, S. C. et al. Educação Física: a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, v.15, n.1, p. 17-32, 2001.

GUEDES, D. P. Educação para a Saúde Mediante Programas de Educação Física Escolar. Motriz, v. 5, n.1. p. 10-14, 1999.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Injuí, RS: Unijuí, 2003.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, SP: Editora Hucitec, 2013.

NAHAS, M. V. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. 2. ed. Londrina: Miodiograf, 2001.

SILVEIRA, G. C. F.; PINTO, J. F. Educação Física na perspectiva da cultura corporal: uma proposta pedagógica. Revista Brasileira Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 137-150, maio, 2001.

Downloads

Publicado

01/12/2018

Como Citar

Santos, M. A. B. dos, Fernandes, M. P. R., & Ferreira, H. S. (2018). A disciplina de Educação Física no ensino médio: reflexões sobre a prática docente. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 22(3), 1113–1123. https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11293

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)