A psicopedagogia na alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem

Anaisa Alves de Moura, Francisca Neide Camelo Martins Rodrigues, Stela Lopes Soares, Heraldo Simões Ferreira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo principal investigar as dificuldades de aprendizagem enquanto limitadoras do processo de alfabetização. Nesse contexto, utilizou-se para a investigação de diversos referenciais teóricos voltados para o esclarecimento da importância do psicopedagogo, seu trabalho interventivo e preventivo e seu papel no ambiente escolar e ao educando, a partir do seu contexto social, cognitivo, psíquico e orgânico. Utilizou-se como metodologia para esse estudo uma revisão de literatura, analisando diversas bibliografias, baseada em autores renomados que estudaram profundamente a temática abordada. Após analisar, reafirma-se que a Psicopedagogia contribui para a Educação ampliando as possibilidades de buscas e reflexões sobre o processo de aprendizagem.


Palavras-chave


Alfabetização; Psicopedagogia; Dificuldades de aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11493



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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