A psicopedagogia na alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11493

Palavras-chave:

Alfabetização, Psicopedagogia, Dificuldades de aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal investigar as dificuldades de aprendizagem enquanto limitadoras do processo de alfabetização. Nesse contexto, utilizou-se para a investigação de diversos referenciais teóricos voltados para o esclarecimento da importância do psicopedagogo, seu trabalho interventivo e preventivo e seu papel no ambiente escolar e ao educando, a partir do seu contexto social, cognitivo, psíquico e orgânico. Utilizou-se como metodologia para esse estudo uma revisão de literatura, analisando diversas bibliografias, baseada em autores renomados que estudaram profundamente a temática abordada. Após analisar, reafirma-se que a Psicopedagogia contribui para a Educação ampliando as possibilidades de buscas e reflexões sobre o processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Anaisa Alves de Moura, Centro Universitário INTA - UNINTA.

Doutoranda em Educação – ULHT, Lisboa Portugal (2017), Mestre em Ciências da Educação, Especialista em Gestão Escolar, Educação Especial, Educação a Distância, Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar e Graduada em Pedagogia – UVA (2006), Professora pesquisadora pela CAPES desde 2013. Atualmente integra o grupo de pesquisas Narrativas Autobiográficas do CNPq. Orientadora Educacional no Centro Universitário INTA - UNINTA.

Francisca Neide Camelo Martins Rodrigues, Centro Universitário INTA - UNINTA.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1989), especialista em Magistério de 1º Grau pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1994), Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal). Atualmente Pró-Reitora de Diálogo e Supervisão Institucional do Centro Universitário INTA - UNINTA.

Stela Lopes Soares, Centro Universitário UNINTA

Professora de Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Fisioterapeuta pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- INTA

Escpecialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Especialista em Docência no Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Especialista em Gerontologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- iNTA

Especialista em Fisiologia do Esforço e Biomecânica do Movimento pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- iNTA

Professora do curso de Educação Física no Centro Universitário iNTA (UNINTA)

Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceara- UECEMembro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE).

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Professor Adjunto do Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE).

 

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Publicado

02/01/2019

Como Citar

MOURA, A. A. de; RODRIGUES, F. N. C. M.; SOARES, S. L.; FERREIRA, H. S. A psicopedagogia na alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 85–102, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i1.11493. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11493. Acesso em: 28 set. 2021.

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