Políticas públicas e atividades extracurriculares

Implicações no desempenho escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.18942

Palavras-chave:

Atividades extracurriculares, Desempenho escolar, Proteção social, Educação em tempo integral, Organização não governamental

Resumo

Os contextos que as crianças frequentam, além da família e da escola, têm papel importante na escolarização e é pertinente a realização de pesquisas sobre essas implicações. Este estudo investigou as diferenças no desempenho escolar entre participantes e não participantes de atividades extracurriculares estruturadas, desenvolvidas por uma escola e por uma Organização Não Governamental. Setenta e oito estudantes de uma escola pública, sendo 53 do sexo feminino, com idade média de 10,57 anos (DP=0,57), participaram da pesquisa. Os alunos que ficavam em casa demonstraram desempenho escolar superior em relação aos participantes das atividades oferecidas por um programa municipal. Isso indica que as políticas públicas de governos têm se constituído mais como contextos de proteção social, do que de aprendizagem. Conclui-se que, programas públicos para as crianças devem ser desenvolvidos por meio de políticas de Estado com o intuito de colaborar de fato no processo de escolarização.

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Biografia do Autor

Neyfsom Carlos Fernandes Matias, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei.

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Publicado

16/08/2024

Como Citar

MATIAS, N. C. F. Políticas públicas e atividades extracurriculares: Implicações no desempenho escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023020, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.18942. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18942. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa