A educação (em tempo) integral no Brasil: um olhar sobre diferentes experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13545

Palavras-chave:

Educação em tempo integral, Educação integral, Experiências de educação em tempo integral.

Resumo

Os projetos de educação em tempo integral desenvolvidos por Anísio Teixeira (1950) e Darcy Ribeiro (1980) impulsionaram diferentes experiências educacionais no Brasil. Em vista disto, apresenta-se como objetivo deste artigo analisar algumas dessas experiências à luz de artigos científicos disponibilizados na plataforma da biblioteca online SciELO, no período de 2002 a 2019. A análise revelou que as concepções de educação integral e de educação em tempo integral permeiam as discussões e provocam dúvidas quanto à função social da educação em tempo integral. Além disso, a falta de infraestrutura das escolas de tempo integral é frequentemente apontada como fator impeditivo à realização de atividades primordiais desta forma de organização do ensino. Considera-se que são necessários maiores aportes de investimentos para que a jornada escolar ampliada cumpra seu papel transformador na educação brasileira, ou seja, a formação integral do estudante.

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Biografia do Autor

Mariana Lubarino Vilas Boas, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), São João da Boa Vista – SP

Graduanda de Licenciatura em Ciências Naturais: habilitação em química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus São João da Boa Vista. Professora da rede estadual de esino de São Paulo.

Andréia Silva Abbiati, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), São João da Boa Vista – SP

Docente da área de Educação/Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus São João da Boa Vista e pesquisadora do Laboratório de Gestão Educacional (LAGE/UNICAMP). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2019).

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

VILAS BOAS, M. L.; ABBIATI, A. S. A educação (em tempo) integral no Brasil: um olhar sobre diferentes experiências. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1573–1597, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.13545. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13545. Acesso em: 30 dez. 2024.

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