Formação contínua de professores na educação infantil

Estratégia política de desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.15371

Palavras-chave:

Formação contínua, Educação infantil, Intervenções educativas, Teoria histórico-cultural

Resumo

Neste artigo, divulgamos experiências exitosas de Formação Contínua de Professores na Educação Infantil, realizadas em municípios do Estado do Paraná entre 2002 a 2019, evidenciando as contribuições da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1896-1934) e colaboradores, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, como referencial teórico-metodológico capaz de nortear estudos e reflexões acerca do conteúdo. Ações intencionais e práticas sistematizadas com temas da Literatura Infantil e da Arte, configuram-se estratégias para o aprimoramento contínuo de docentes e crianças, respondendo, assim, aos desafios da Educação Infantil atual visando o desenvolvimento integral de alunos, com uma Educação Infantil de excelência.

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Biografia do Autor

Eloiza Elena da Silva Martinucci, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Docente. Grupo/CNPQ: Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII). Doutorado em Educação (UEM). 

Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação. Líder Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII). Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia da Educação (UNESP/FCLAr).

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Publicado

30/09/2022

Como Citar

MARTINUCCI, E. E. da S.; CHAVES, M. Formação contínua de professores na educação infantil: Estratégia política de desenvolvimento. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022130, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.15371. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15371. Acesso em: 22 dez. 2024.