Continuing teacher training in early childhood education

Continuing teacher training in early childhood education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.15371

Keywords:

Continuing education, Early childhood education, Educational interventions, Cultural-historical theory

Abstract

In this article, we divulge successful experiences of Continuing Education of Teachers in Early Childhood Education, carried out in municipalities of the State of Paraná between 2002 and 2019, highlighting the contributions of the Cultural-Historical Theory of Vigotski (1896-1934) and collaborators, based on the Historical-Dialectical Materialism, as a theoretical-methodological reference able to guide studies and reflections about the content. Intentional actions and systematized practices with themes of Children's Literature and Art are strategies for the continuous improvement of teachers and children, thus responding to the challenges of the current Early Childhood Education aiming at the integral development of students, with an Early Childhood Education of excellence.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eloiza Elena da Silva Martinucci, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Docente. Grupo/CNPQ: Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII). Doutorado em Educação (UEM). 

Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1993), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2000), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008) e Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia da Educação, na Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - Unesp (2011). Atualmente é professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII), pesquisadora participante do projeto de extensão "Atividades alternativas para pessoas com necessidades especiais". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil, educação, teoria histórico-cultural, literatura infantil, arte e intervenções pedagógicas e mais recentemente inclusão na educação.

References

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 jan. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 02 out. 2019.

BRASIL. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional da Educação e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 2 jan. 2021.

BRASIL. Lei n. 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece a lei de diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providencias. Brasília, DF: Presidência da República, 2013. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 12 jan. 2021.

BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece a lei de diretrizes e bases da educação nacional, para [...]. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 20 out. 2021.

CHAVES, M. O papel dos Estados Unidos e da UNESCO na formulação e implementação da proposta pedagógica no estado do Paraná na década de 1960: O caso da educação no jardim de infância. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses/D08_chaves.pdf. Acesso em: 25 jun. 2021.

CHAVES, M. Enlaces da teoria histórico-cultural com a literatura infantil. In: CHAVES, M. (org.). Práticas pedagógicas e literatura infantil. Maringá, PR: EDUEM, 2011.

CHAVES, M. Formação contínua e práticas educativas: Possibilidades humanizadoras. In: CACÃO, M. I.; MELLO, S. A.; SILVA, V. P. (org.). Educação e desenvolvimento humano: Contribuições da abordagem histórico-cultural para a educação escolar. Jundiaí: Paço Editorial, 2014.

CHAVES, M.; LIMA, E. A.; FERRAREZE, S. (org.). Teoria Histórico-Cultural e formação de professores: Estudos e intervenções pedagógicas humanizadoras. Maringá, PR: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações. Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História, UEM, 2012.

CHAVES, M.; TEIXEIRA, A. P.; FAUSTINO, R. C. (org.). Professores repensando a prática pedagógica: Propostas, objetivos e conquistas coletivas. Maringá: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações. Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História, UEM, 2008.

CHAVES, M.; FAUSTINO, R. C. (org.). Estudos e práticas educativas para educação infantil: Desafios e conquistas de professores e crianças. Maringá: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações. Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História, UEM, 2007.

DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. 1. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. RBE: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 57-70, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/06.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019.

LIBÂNEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: A Teoria Histórico-cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. 5-24, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ZMN47bVm3XNDsJKyJvVqttx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 maio 2021.

MORAES, M. C. M. Recuo da teoria: Dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 1, p. 07-25, 2001. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37414102.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.

MOURA, D. C. R. Teoria Histórico-Cultural e Educação Infantil: A experiência de formação contínua no município de Telêmaco Borba – Paraná. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5850. Acesso em: 24 abr. 2021.

LAMPEDUSA, G. T. D. O leopardo. Tradução: Maurício Santana Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKI, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução: Maria da Pena Villalobos. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010.

Published

30/09/2022

How to Cite

MARTINUCCI, E. E. da S.; CHAVES, M. Continuing teacher training in early childhood education: Continuing teacher training in early childhood education. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022130, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.15371. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15371. Acesso em: 21 nov. 2024.