A avaliação da aprendizagem e o processo de ensino na educação básica

Um estudo do estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.17103

Palavras-chave:

Avaliação, Formação, Qualidade, Educação Básica

Resumo

O objeto de estudo deste artigo é a pesquisa realizada no período de 2010 a 2019 sobre a avaliação da educação, com foco na dimensão da aprendizagem, abrangendo a revisão de teses relacionadas a este tema. O propósito principal deste trabalho consistiu em analisar e compreender o progresso das pesquisas que abordam a utilização da avaliação formativa na educação, em especial no contexto das instituições de ensino de nível básico. Com o intuito de alcançar o objetivo delineado, foi inicialmente conduzido um levantamento no banco de teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram identificadas 93 teses de doutorado, das quais foram selecionadas apenas 10 que se relacionam de maneira direta com o tópico proposto.

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Biografia do Autor

Hilda Maria Gonçalves da Silva, Universidade Estadual Paulista

Docente do Programa de Pós- Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas e do Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar. Doutorado em Educação Escolar (UNESP). 

Maísa Malta, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Docente de Educação Básica e de Graduação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (FFCL). Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

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Publicado

12/09/2023

Como Citar

GONÇALVES DA SILVA, H. M.; MALTA, M. A avaliação da aprendizagem e o processo de ensino na educação básica: Um estudo do estado da arte. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023054, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.17103. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17103. Acesso em: 22 dez. 2024.

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