A avaliação da aprendizagem e o processo de ensino na educação básica
Um estudo do estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.17103Palavras-chave:
Avaliação, Formação, Qualidade, Educação BásicaResumo
O objeto de estudo deste artigo é a pesquisa realizada no período de 2010 a 2019 sobre a avaliação da educação, com foco na dimensão da aprendizagem, abrangendo a revisão de teses relacionadas a este tema. O propósito principal deste trabalho consistiu em analisar e compreender o progresso das pesquisas que abordam a utilização da avaliação formativa na educação, em especial no contexto das instituições de ensino de nível básico. Com o intuito de alcançar o objetivo delineado, foi inicialmente conduzido um levantamento no banco de teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram identificadas 93 teses de doutorado, das quais foram selecionadas apenas 10 que se relacionam de maneira direta com o tópico proposto.
Downloads
Referências
ALLAL, L. Estratégias de avaliação formativa: concepções psicopedagógicas e modalidades de aplicação. In: ALLAL, L.; CARDINET, J.; PERRENOUD, P. (org.). A avaliação num ensino diferenciado. Coimbra: Almedina, 1986, p. 175-209.
CORREIA, J. A. A construção científica do político em educação. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, Edição CIIE/ Afrontamento, n. 15, p. 19-43, 2002.
DEMO, P. Avaliação qualitativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2010a.
DEMO, P. Mitologias da avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar problemas. Campinas, SP: Autores associados, 2010b.
DEPRESBITERIS, L. O desafio da avaliação da aprendizagem: dos fundamentos a uma proposta inovadora. São Paulo: EPU, 1989.
DEPRESBITERIS, L; TAVARES, M. R. Diversificar é preciso: instrumentos e técnicas de avaliação de aprendizagem. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.
ESTEBAN, M. T. A avaliação no processo ensino /aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 129-137, 2002.
FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação das aprendizagens. Estudos em avaliação educacional. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 41, p. 347-372, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
FREITAS, D. N. T. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Coleção educação contemporânea. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
GATTI, B. A. Possibilidades e fundamentos de avaliações em larga escala: primórdios e perspectivas contemporâneas. In: BAUER, A.; GATTI, B. A.; TAVARES, M. Ciclo de Debates: Vinte e Cinco Anos de Avaliações de Sistemas Educacionais no Brasil. São Paulo: Insular/FCC, 2013. v. 1.
HADJI, C. A avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Porto: Portugal, 1994.
HADJI, C. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1996.
HOFFMANN, J. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2001.
LOPES, J. C.V. Validação da escala Homo zappiens- tecnologias digitais para avaliação do uso das TICs na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino médio no Colégio Militar em Fortaleza/CE: estudo de caso. 2018. 132 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: sendas Percorridas. Tese (Doutorado. em educação física) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1992.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2001.
LUCKESI, C. C. A escola avalia ou examina. Abceducativo a Revista da Educação, São Paulo, ano 3, n. 15, p. 16-18, 2002.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares, 2005.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011
MENDES, E. H. Avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar: caracterização e habitus de professores do Paraná. 2016. 127 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2016.
OLIVEIRA, S. M. C. Avaliação formativa como regulação da aprendizagem: desafios para a práxis no ensino médio da rede pública estadual de Fortaleza – uma análise fenomenológica. 2015. 257 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
PEDROCHI JÚNIOR, O. Avaliação como oportunidade de aprendizagem em matemática. 2012. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
PEDROCHI JÚNIOR, O. A Avaliação Formativa como Oportunidade de Aprendizagem: fio condutor da prática pedagógica escolar. 2018. 67 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000a.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000b.
PIAGET, J. O Estruturalismo. Rio de Janeiro: Difel, 2003a.
PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense-universitária, 2003b.
PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
PIRONEL, M. Avaliação para aprendizagem: a metodologia de ensino- aprendizagem- avaliação de matemática através da resolução de problemas em ação. 2019. 296 f. Tese (Doutorado em Geociências e Ciências Exatas) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2019.
PINTO, M. A. R. A avaliação da aprendizagem em processo (AAP) SEE-SP (2011-2016): da proclamação à execução: estudo de caso do programa em uma escola. 2016. 164 f. Tese (Doutorado Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2016.
SANTOS, F. D.G. Avaliação ensino-aprendizagem na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na 10ª CREDE no Estado do Ceará, período 2011-2014. 2015. 271 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013
SOARES, C.P.G. Diário de aula: registros do repensar docente a respeito da avaliação de ensino-aprendizagem no contexto de privação de liberdade. 2019. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
SILVA, G. S. Um olhar para os processos de aprendizagem e ensino por meio de uma trajetória de avaliação. 2018. 166 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2018.
SILVA, J. F. Introdução: avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa reguladora. In: SILVA, J. F.; HOFFMANN, J.; ESTEBAN, M. T. (org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003
VELEDA, G. G. Avaliação para aprendizagem em modelagem matemática na educação matemática: elementos para uma teorização. 2018. 140 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2018.
VIANNA, H. M. Introdução à avaliação educacional. São Paulo: Ibrasa, 1989.
VIANNA, H. M. Avaliação educacional: Teoria-Planejamento-Modelos. São Paulo: IBRASA, 2000a.
VIANNA, H. M. Avaliação educacional e o avaliador. São Paulo: IBRASA, 2000b.
VIANNA, H.M. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Brasília, DF: Líber Livro Editora, 2005.
ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.