A avaliação institucional direcionada ao planejamento na universidade
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20722Palavras-chave:
Avaliação institucional, Planejamento, Avaliação em processo, UniversidadeResumo
Este artigo analisa a avaliação institucional sob a ótica da composição e da regulação do planejamento educacional. O objetivo é evidenciar a contribuição da metodologia de avaliação em processo na elaboração de instrumentos avaliativos capazes de oferecer um retrato mais qualitativo das diferentes dimensões e setores da instituição, além de subsidiar a construção de ações futuras de forma sistematizada e alinhada à realidade e aos avanços da universidade.
Downloads
Referências
Ardoino, J., & Berger, G. (1986). L’évaluation comme interprétation. Pour, 107(junho, julho, agosto), 120–127. [Tradução: Manuela Terrasêca]
Bergamini, C. W. (1992). Avaliação de desempenho humano na empresa. Atlas.
Bloom, B. S. (1956). Taxonomy of educational objectives (Vol. 1). David McKay.
Bonniol, J.-J., & Vial, M. (2001). Modelos de avaliação: Textos fundamentais. Artmed.
Chiavenato, I. (1994). Recursos humanos. Atlas.
Chiavenato, I. (1998). Desempenho humano nas empresas: Como desenhar cargos e avaliar desempenhos. Atlas.
Coopers & Lybrand (Equipe). (1996). Remuneração estratégica: A nova vantagem competitiva. Atlas.
Farah, F. (2004). Ética na gestão de pessoas: Uma visão prática. Edições Inteligentes.
Galbraith, J. R. (1974). Organization design: An information processing view. Interfaces, 4, 28–36. https://pt.scribd.com/document/442053861/Galbraith-Information-Processing-View-1-pdf
Kaplan, R. S., & Norton, D. P. (2004). Strategy maps: Converting intangible assets into tangible outcomes. Harvard Business School Press.
Kourganoff, W. (1990). A face oculta da universidade. Editora da Unesp.
Lemes, S. de S. (2001). A avaliação educacional e escolar: Possibilidades para uma dimensão formuladora de políticas públicas na educação nacional. Cadernos de Educação. Araraquara (SP): Laboratório Editorial FCL, jul.–dez.
Lefton, R. E. (1977). Effective motivation through performance appraisal. Wiley-Interscience Publication.
Matus, C. (1987). Planificación y gobierno. Fundación Altadir. https://repositorio.cepal.org/server/api/core/bitstreams/b906c9fb-0142-431a-bc82-57ee43411ba8/content
McGregor, D. (1960). The human side of enterprise. McGraw-Hill Publishing Company Ltd.
Tyler, R. W. (1974). Princípios básicos de currículo e ensino. Globo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.


