Projeto Político Pedagógico
Implantação de projetos e gestão de mudanças
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19724Palavras-chave:
Estudo de caso, Gestão de Mudanças, Projeto Político Pedagógico, Implantação de Projetos EducacionaisResumo
Este estudo investiga a função do Projeto Político Pedagógico (PPP) na gestão de mudanças no contexto escolar, com o objetivo de analisar como o PPP direciona e garante as mudanças necessárias. Especificamente, examina-se a implantação dos projetos concebidos a partir do documento. Utilizou-se o método de estudo de caso para uma análise profunda do objeto de investigação. A metodologia de análise de conteúdo foi empregada para compreender os resultados da instituição, com dados coletados por meio de um questionário fechado e análise qualitativa das informações. Um grupo focal com a população respondente permitiu aprofundar as questões pertinentes. Constatou-se que o PPP é um grande aliado na gestão da mudança e intervenção na realidade local, potencializando a transformação no contexto escolar. O PPP concede autonomia e emancipação à escola, permitindo que enfrente desafios específicos sem depender exclusivamente de projetos de entidades superiores.
Downloads
Referências
AZEVEDO, L. F.; GARCIA, D.; de SOUSA, M. A. D. D. A Autonomia como Fator Fundante da Construção do Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Básica Helena Esteves. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 18, n. 3, p. 209-214, 2017. Disponível em: https://independent.academia.edu/MarinalvaDamacenaDuartedeSousa. Acesso em: 27 fev. 2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 27 fev. 2023.
BRASIL. Constituição, 1998. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 27 fev. 2023.
DELORS, J.; MUFTI, I. A.; AMAGI, I.; CARNEIRO, R.; CHUNG, F.; GEREMEK, B.; GORHAM, W.; KORNHAUSER, A.; MANLEY, M.; QUERO, M. P.; SAVANÉ, M. A.; SINGH, K.; STAVANHAGEN, R.; SUHR, M. W.; NANZHAO, Z. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, 1998. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5938745/mod_resource/content/4/2012%20educ_tesouro_descobrir_Delors.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.
DOURADO, L. F. Gestão em educação escolar. Cuiabá: Rede e-Tec Brasil, 2012.
DICICCO-BLOOM, B.; CRABTREE, B. F. The qualitative research interview. Medical education, v. 40, n. 4, p. 314-321, 2006. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1365-2929.2006.02418.x. Acesso em: 14 nov. 2022.
FERREIRA, M. M. de P.; VIVALDI, F. M. de C. A dimensão política do projeto pedagógico e o trabalho de gestão escolar. Marília: Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 12, n. 1, p. 141-165, 2020. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/10751. Acesso em: 27 fev. 2023.
FULLAN, M. Leading in a culture of change. São Francisco: Jossey-Bass, 2001.
GANDIN, L. A. Projeto Político-Pedagógico: Construção corretiva do rumo da escola; In: LUCE M. B.; de MEDEIROS I. L. P. (org.) Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Rio Grande do Sul. UFRGS Editora, 2006.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo. Atlas, 2019.
KOTTER, J. P. Liderando a mudança: transformando empresas com a força das emoções. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAN. J. Por que as mudanças são tão lentas na educação?. São Paulo: ECA USP, 2009. Disponível em: https://moran10.blogspot.com/2009/06/por-que-as-mudancas-sao-tao-lentas-na.html. Acesso em: 01 de abril. 2023.
MORAN. J. José Moran: “A escola se transforma mais lentamente do que desejamos e em ritmos diferentes. São Paulo: Geekie, 2016. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/entrevista-jose-moran-escola-inovadora. Acesso em: 03 de abril. 2023.
MORAN, J. Como acelerar as mudanças na educação. Porvir, 2020. Disponível em: https://porvir.org/como-acelerar-as-mudancas-na-educacao-jose-moran/ Acesso em: 29 mar. 2023.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola: Educação & Realidade, v. 44, n. 3, p. e84910, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/. Acesso em: 05 abr. 2023.
PARO, V. H. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. In: SILVA, L. H. da (org.). A Escola Cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1999.
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Editora Cortez, 2016.
SOARES. M. A. L.; SANTOS. E. B. S.; GURGEL. T. I. L. P.; SOUSA. J. R. S.; ROCHA. H. G. Gestão de mudanças em organizações educacionais.: ID on-line. Revista de psicologia, São Paulo, v. 4, n. 12, p. 42-49, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/conta/Downloads/64-Texto%20do%20Artigo-127-127-10-20130117.pdf. Acesso em: 29 mar. 2023.
SILVA, C. de O. e. Desafios da gestão de mudanças na universidade federal de Goiás. Goiás: UNIALFA, 2018. Disponível em: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/208 Acesso em: 29 mar. 2023.
VASCONCELLOS, C. dos. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Cadernos Pedagógicos do Libertad, 2012.
VEIGA, I. P. A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. CEDES, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281,2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/cH67BM9yWB8tPfXjVz6cKSH/?format=pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.
VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico: uma construção possível. Campinas. Editora Papirus, 2013.
VIEIRA, E. F.; VIEIRA, M. M. F. Estrutura Organizacional e Gestão do Desempenho nas Universidades Federais Brasileiras. Rio de Janeiro: Revista de Administração Pública, v. 37, n. 4, p. 899-920, 2003. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6506. Acesso em: 08 mar. 2023
YIN, K. R. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre. Bookman, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.