Projeto Político Pedagógico

Implantação de projetos e gestão de mudanças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19724

Palavras-chave:

Estudo de caso, Gestão de Mudanças, Projeto Político Pedagógico, Implantação de Projetos Educacionais

Resumo

Este estudo investiga a função do Projeto Político Pedagógico (PPP) na gestão de mudanças no contexto escolar, com o objetivo de analisar como o PPP direciona e garante as mudanças necessárias. Especificamente, examina-se a implantação dos projetos concebidos a partir do documento. Utilizou-se o método de estudo de caso para uma análise profunda do objeto de investigação. A metodologia de análise de conteúdo foi empregada para compreender os resultados da instituição, com dados coletados por meio de um questionário fechado e análise qualitativa das informações. Um grupo focal com a população respondente permitiu aprofundar as questões pertinentes. Constatou-se que o PPP é um grande aliado na gestão da mudança e intervenção na realidade local, potencializando a transformação no contexto escolar. O PPP concede autonomia e emancipação à escola, permitindo que enfrente desafios específicos sem depender exclusivamente de projetos de entidades superiores.

 

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Biografia do Autor

Eduardo Alexandre de Lima Baptista, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Coordenador Educacional – SENAC SP. Mestrado em Educação (UNASP).

Silvia Cristina de Oliveira Quadros, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação – UNASP SP. Pós-doutorado em Educação (USP) e Doutorado em Educação (USP).

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Publicado

08/10/2024

Como Citar

BAPTISTA, E. A. de L.; QUADROS, S. C. de O. Projeto Político Pedagógico: Implantação de projetos e gestão de mudanças. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023024, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19724. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19724. Acesso em: 8 nov. 2024.

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