Projeto Político Pedagógico

Implantação de projetos e gestão de mudanças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19724

Palavras-chave:

Estudo de caso, Gestão de Mudanças, Projeto Político Pedagógico, Implantação de Projetos Educacionais

Resumo

Este estudo investiga a função do Projeto Político Pedagógico (PPP) na gestão de mudanças no contexto escolar, com o objetivo de analisar como o PPP direciona e garante as mudanças necessárias. Especificamente, examina-se a implantação dos projetos concebidos a partir do documento. Utilizou-se o método de estudo de caso para uma análise profunda do objeto de investigação. A metodologia de análise de conteúdo foi empregada para compreender os resultados da instituição, com dados coletados por meio de um questionário fechado e análise qualitativa das informações. Um grupo focal com a população respondente permitiu aprofundar as questões pertinentes. Constatou-se que o PPP é um grande aliado na gestão da mudança e intervenção na realidade local, potencializando a transformação no contexto escolar. O PPP concede autonomia e emancipação à escola, permitindo que enfrente desafios específicos sem depender exclusivamente de projetos de entidades superiores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Alexandre de Lima Baptista, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Coordenador Educacional – SENAC SP. Mestrado em Educação (UNASP).

Silvia Cristina de Oliveira Quadros, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação – UNASP SP. Pós-doutorado em Educação (USP) e Doutorado em Educação (USP).

Referências

AZEVEDO, L. F.; GARCIA, D.; de SOUSA, M. A. D. D. A Autonomia como Fator Fundante da Construção do Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Básica Helena Esteves. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 18, n. 3, p. 209-214, 2017. Disponível em: https://independent.academia.edu/MarinalvaDamacenaDuartedeSousa. Acesso em: 27 fev. 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 27 fev. 2023.

BRASIL. Constituição, 1998. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 27 fev. 2023.

DELORS, J.; MUFTI, I. A.; AMAGI, I.; CARNEIRO, R.; CHUNG, F.; GEREMEK, B.; GORHAM, W.; KORNHAUSER, A.; MANLEY, M.; QUERO, M. P.; SAVANÉ, M. A.; SINGH, K.; STAVANHAGEN, R.; SUHR, M. W.; NANZHAO, Z. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, 1998. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5938745/mod_resource/content/4/2012%20educ_tesouro_descobrir_Delors.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.

DOURADO, L. F. Gestão em educação escolar. Cuiabá: Rede e-Tec Brasil, 2012.

DICICCO-BLOOM, B.; CRABTREE, B. F. The qualitative research interview. Medical education, v. 40, n. 4, p. 314-321, 2006. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1365-2929.2006.02418.x. Acesso em: 14 nov. 2022.

FERREIRA, M. M. de P.; VIVALDI, F. M. de C. A dimensão política do projeto pedagógico e o trabalho de gestão escolar. Marília: Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 12, n. 1, p. 141-165, 2020. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/10751. Acesso em: 27 fev. 2023.

FULLAN, M. Leading in a culture of change. São Francisco: Jossey-Bass, 2001.

GANDIN, L. A. Projeto Político-Pedagógico: Construção corretiva do rumo da escola; In: LUCE M. B.; de MEDEIROS I. L. P. (org.) Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Rio Grande do Sul. UFRGS Editora, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo. Atlas, 2019.

KOTTER, J. P. Liderando a mudança: transformando empresas com a força das emoções. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2021.

MORAN. J. Por que as mudanças são tão lentas na educação?. São Paulo: ECA USP, 2009. Disponível em: https://moran10.blogspot.com/2009/06/por-que-as-mudancas-sao-tao-lentas-na.html. Acesso em: 01 de abril. 2023.

MORAN. J. José Moran: “A escola se transforma mais lentamente do que desejamos e em ritmos diferentes. São Paulo: Geekie, 2016. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/entrevista-jose-moran-escola-inovadora. Acesso em: 03 de abril. 2023.

MORAN, J. Como acelerar as mudanças na educação. Porvir, 2020. Disponível em: https://porvir.org/como-acelerar-as-mudancas-na-educacao-jose-moran/ Acesso em: 29 mar. 2023.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola: Educação & Realidade, v. 44, n. 3, p. e84910, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/. Acesso em: 05 abr. 2023.

PARO, V. H. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. In: SILVA, L. H. da (org.). A Escola Cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1999.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Editora Cortez, 2016.

SOARES. M. A. L.; SANTOS. E. B. S.; GURGEL. T. I. L. P.; SOUSA. J. R. S.; ROCHA. H. G. Gestão de mudanças em organizações educacionais.: ID on-line. Revista de psicologia, São Paulo, v. 4, n. 12, p. 42-49, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/conta/Downloads/64-Texto%20do%20Artigo-127-127-10-20130117.pdf. Acesso em: 29 mar. 2023.

SILVA, C. de O. e. Desafios da gestão de mudanças na universidade federal de Goiás. Goiás: UNIALFA, 2018. Disponível em: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/208 Acesso em: 29 mar. 2023.

VASCONCELLOS, C. dos. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Cadernos Pedagógicos do Libertad, 2012.

VEIGA, I. P. A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. CEDES, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281,2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/cH67BM9yWB8tPfXjVz6cKSH/?format=pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico: uma construção possível. Campinas. Editora Papirus, 2013.

VIEIRA, E. F.; VIEIRA, M. M. F. Estrutura Organizacional e Gestão do Desempenho nas Universidades Federais Brasileiras. Rio de Janeiro: Revista de Administração Pública, v. 37, n. 4, p. 899-920, 2003. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6506. Acesso em: 08 mar. 2023

YIN, K. R. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre. Bookman, 2014.

Publicado

08/10/2024

Como Citar

BAPTISTA, E. A. de L.; QUADROS, S. C. de O. Projeto Político Pedagógico: Implantação de projetos e gestão de mudanças. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023024, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19724. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19724. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.