Desafios da inovação pedagógica num curso interdisciplinar de formação de professores de música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13017

Palavras-chave:

Pesquisa Artística, Formação de Professores, Inovação Pedagógica.

Resumo

A oferta de cursos superiores fora das capitais brasileiras, especialmente na última década, parece ter aberto uma discussão bastante intensa sobre a necessidade de novas abordagens pedagógicas, necessidade esta associada aos contextos socioculturais específicos desses lugares. O panorama político nacional brasileiro dos últimos anos tem gerado um conjunto de reformulações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei 9394/96 e, com isso, novas portarias e resoluções da CNE - Câmara Nacional de Ensino. Diante disso, os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura têm se deparado com a necessidade de passar por reformulações curriculares constantes, processo que muitas vezes sobrepassa o das necessidades específicas dos cursos de campi universitários instalados no interior e longe dos grandes centros. Neste trabalho apresentamos e discutimos a criação e implantação de um curso interdisciplinar de formação de professores de música numa universidade do Maranhão, Brasil, sob a demanda de inovação, tanto de cunho pedagógico, quanto mais diretamente em sua relação com as práticas e saberes artísticos intrínsecos ao curso. O objetivo: compreender melhor o conceito de inovação pedagógica numa licenciatura interdisciplinar voltada à formação de professores de música, para poder traçar um esboço de quais seriam as possibilidades de gestão pedagógica para uma otimização de resultados e consolidação de licenciaturas como essas, buscando, por fim, elencar processos formativos em música que possam vir a ser estratégias pedagógicas catalisadoras de processos de inovação. Buscamos compreender como o conceito é visto em diferentes contextos e situações e os confrontamos com um modelo metodológico da área da Música, a Pesquisa Artística (AR - Artistic Research). Esse movimento nos levou ao princípio unificador dos métodos em AR, que é a prática artística e, portanto, as práticas criativas de modo mais amplo, gerando uma cadeia de relações que tem nos sinalizado o quanto a AR e a Inovação Pedagógica podem contribuir para a flexibilização do olhar de artistas-educadores e de educadores-artistas, como determinantes para a abertura de espaços de inovação, inclusive no próprio processo de investigação de pontos em comum em ambas áreas.

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Biografia do Autor

Paula Maria Aristides de Oliveira Molina, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís – MA

Docente Efetiva. Realiza estágio pós-doutoral da Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - IA/UNESP. Orientadora do Doutorado de Humanidades e Artes na Universidade Nacional de Rosário - UNR/Argentina.

Paulo Oliveira Rios Filho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís – MA

Docente Efetivo. Doutor em Música/Composição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9933-5905.

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

MOLINA, P. M. A. de O.; RIOS FILHO, P. O. Desafios da inovação pedagógica num curso interdisciplinar de formação de professores de música. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 798–817, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.13017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13017. Acesso em: 26 dez. 2024.

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