Reflexões sobre a docência intercultural e inclusiva à luz das epistemologias de Freire e Maturana
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.1.17928Palavras-chave:
Formação de professores, Inclusão, Interculturalidade, Paulo Freire, Humberto MaturanaResumo
Neste ensaio discutiremos docência intercultural e inclusiva à luz das epistemologias de Freire e Maturana. Como Metodologia, seguiremos um percurso de construção teórica e aproximações semânticas dos conceitos de interculturalidade e de inclusão, como uma contribuição à discussão sobre formação docente. Na continuidade, mostraremos que tanto a cultura, quanto a interculturalidade podem ser pensadas como redes linguísticas nas quais estão entrelaçadas o linguajar e o emocionar. O conceito de inclusão será discutido no âmbito mais geral das questões éticas, por acreditarmos que a aceitação do outro, enquanto legitimo outro, na convivência, é mais uma questão emocional do que racional. O realce às emoções e, no âmbito destas, o amor e a ética, enquanto preocupação com as consequências de nosso atuar sobre outros seres humanos, é fundamental para nossa análise, particularmente neste momento de ressurgimento da cultura do ódio e dos embates no campo dos direitos humanos e da educação inclusiva.
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