Reflexões sobre a docência intercultural e inclusiva à luz das epistemologias de Freire e Maturana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.1.17928

Palavras-chave:

Formação de professores, Inclusão, Interculturalidade, Paulo Freire, Humberto Maturana

Resumo

Neste ensaio discutiremos docência intercultural e inclusiva à luz das epistemologias de Freire e Maturana. Como Metodologia, seguiremos um percurso de construção teórica e aproximações semânticas dos conceitos de interculturalidade e de inclusão, como uma contribuição à discussão sobre formação docente. Na continuidade, mostraremos que tanto a cultura, quanto a interculturalidade podem ser pensadas como redes linguísticas nas quais estão entrelaçadas o linguajar e o emocionar. O conceito de inclusão será discutido no âmbito mais geral das questões éticas, por acreditarmos que a aceitação do outro, enquanto legitimo outro, na convivência, é mais uma questão emocional do que racional. O realce às emoções e, no âmbito destas, o amor e a ética, enquanto preocupação com as consequências de nosso atuar sobre outros seres humanos, é fundamental para nossa análise, particularmente neste momento de ressurgimento da cultura do ódio e dos embates no campo dos direitos humanos e da educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Luiz Antonio Botelho Andrade, Universidade Federal Fluminense

Docente do Departamento de Imunobiologia. Coordenador do Laboratório de Audiovisual Científico. Doutorado em Immunobiologie, Institut Pasteur/Paris VI, França).

Adriana Campani, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora Associada do Centro de Filosofia, Letras e Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária, certificado pelo CNPq. Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular (UMinho/Portugal).

Felipe Xavier Neto, Universidade Federal Fluminense

Doutorando do Curso de Pós-graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão, PGCTIn, UFF.

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Publicado

13/05/2023

Como Citar

ANDRADE, L. A. B.; CAMPANI, A.; NETO, F. X. Reflexões sobre a docência intercultural e inclusiva à luz das epistemologias de Freire e Maturana. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.1, p. e023020, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.1.17928. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17928. Acesso em: 21 dez. 2024.