A interdisciplinaridade como essência na promoção da saúde das participantes do Projeto Idade Ativa

Viviany Caetano Freire Aguiar, Luiz Carlos da Silva Junior, Stela Lopes Soares

Resumo


A interdisciplinaridade na área da saúde coletiva vem sendo colocada como um importante requisito no sistema de saúde. Este trabalho objetiva relatar experiência no Curso de Educação Física no Projeto de Extensão Idade Ativa, em que procura salientar a magnitude de um trabalho interdisciplinar na promoção da saúde a um público de terceira idade. As atividades do projeto acontecem duas vezes por semana na Academia de Ginástica de Sobral (AGIS) sobre a colaboração de acadêmicos do Curso de Educação Física e Enfermagem e o então coordenador do projeto pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Para analisar a experiência colocada em prática, foi utilizada a observação participante, anotações em diário de campo, memorial fotográfico e análises dos relatórios mensais. A partir das informações coletadas, foram ponderados quatro eixos de discussão. Conclui-se então que o trabalho interdisciplinar possui fragilidades. E para seu melhor resultado, são necessários aprimoramentos no sistema de formação dos profissionais. Os projetos curriculares acabam tornando-se base dessa estratégia, possibilitando assim, uma melhor qualificação dos futuros profissionais e consequentemente resultados ao público trabalhado.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Promoção da Saúde; Terceira Idade

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.10851



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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