Saberes experienciais da docência em matemática: tecituras formativas no cotidiano da profissão docente

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagens experienciais, Ensino de Matemática, Profissão docente

Resumo

O presente artigo objetiva compreender como o/a docente de matemática produz um saber experiencial que é articulado aos percursos de suas próprias histórias de vida, de formação, bem como das necessidades de desenvolver estratégias de ensino que se articulem às necessidades formativas dos/as discentes. O estudo é de base qualitativa e ancora-se na abordagem (auto)biográfica, em que o/a professor/a fala de si, de seus movimentos profissionais e de ações educativas, imprimindo em sua narrativa os sentidos que ele/ela próprio/a produz ao narrar. O dispositivo de recolha de informações foi a entrevista narrativa desenvolvida com três professores/as de matemática que atuam no Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que o ensino de matemática, que se efetiva numa relação dialógica a partir das vivências dos/as estudantes, logra maior condição de gerar aprendizagens. A contextualização a partir das vivências dos/as discentes favorece, a estes/as, maior êxito da aprendizagem da matemática e, de igual modo, produz significâncias sobre a matemática na vida dos/as estudantes.

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Biografia do Autor

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Campus Santa Maria da Boa Vista - PE

Professor EBTT / Licenciatura em Matemática.

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana - BA

Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) / Departamento de Educação.

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão - SE

Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED) / Departamento de Educação.

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

VIEIRA, A. R. L.; SILVA, F. O. da; DIAS, A. F. Saberes experienciais da docência em matemática: tecituras formativas no cotidiano da profissão docente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15679. Acesso em: 19 jan. 2022.